Home Ads

sábado, 9 de outubro de 2010

Eles Vivem

Um andarilho descobre que seres alienígenas estão controlando as mentes das massas através do uso de mensagens subliminares instalando apatia, violência e desemprego entre as classes menos favorecidas.

Um filme fantástico e subversivo, uma resposta divertida para a ambição e consumismo desenfreado comum entre os norte-americanos na década de 1980. Isso se deve a capacidade de Carpenter em unir humor negro e ficção científica com um roteiro inteligente e envolvente.

A ideia de ELES VIVEM  veio de duas fontes: um conto chamado "Eight O’Clock in the Morning", de Ray Nelson, publicado originalmente no The Magazine of Fantasy and Science Fiction em 1960, envolvendo uma invasão alienígena na linha de "Invasion of the Body Snatchers", e uma história chamada "Nada" sobre encontros com extraterrestres extraída dos quadrinhos. Carpenter adquiriu os direitos de ambas as histórias e escreveu o roteiro com o conto de Nelson como base para a estrutura do filme.

Os elementos subversivos do roteiro são derivados da aversão de Carpenter ao capitalismo selvagem de 1980, a cultura popular e a política. Ele comentou: "Comecei a ver televisão outra vez. Rapidamente percebi que tudo que vemos é projetado para nos vender alguma coisa .... A única coisa que eles querem fazer é tomar nosso dinheiro". O diretor comentou sobre a ameaça alienígena em uma entrevista: "Eles iriam querer dominar todos os nossos negócios".

Foi Carpenter quem escreveu o roteiro mas decidiu usar o pseudônimo de "Frank Armitage" uma alusão a um dos escritores favoritos do cineasta, HP Lovecraft. (Frank Armitage é um personagem do conto Horror of Dunwich de Lovecraft ). Carpenter sempre teve afinidade com a visão de mundo de Lovecraft e de acordo com o diretor, Lovecraft escreveu sobre o mundo oculto, uma outra dimensão. Suas histórias falavam sobre os deuses que em tempos remotos estiveram na Terra e agora estão voltando. Isso tem muito a ver com ELES VIVEM.

Para o papel principal, o cineasta convidou o lutador profissional Roddy Piper , que ele conheceu na WrestleMania III, no início de 1987. They Live foi filmado em oito semanas, durante Março e Abril de 1988, principalmente no centro de Los Angeles, com um orçamento ligeiramente superior a $ 3,000,000. Uma das cenas mais interessantes do filme é a luta entre Nada (Roddy Piper) e Frank Armitage (Keith David). Carpenter lembra que levaram 3 semanas para ensaiar o combate: "Foi uma luta brutal e incrivelmente engraçada".

Um remake do filme está em desenvolvimento com John Carpenter produzindo e escrevendo o roteiro.

"Eu estou aqui para mascar chicletes e chutar alguns traseiros. E eu estou sem chiclete!






Título Original: They Live (1988)
Cor: Colorido
Região do DVD: Todas
Legenda: Português
Idiomas / Sistema de Som:
Dublado em Português
Inglês - Dolby Digital 2.0
Formatos de Tela: Widescreen


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos para o Hell Business, por isso caso tenha algo a acrescentar ao artigo ou apenas quer expressar sua opinião, não deixe de comentar. Você pode comentar de 3 maneiras:
1- Com sua conta no Blogger.
2- Com uma conta no Disqus (Twitter, Google etc).
3- Com sua conta no Facebook.
Para isso basta clicar nos botões acima das respectivas redes sociais.

O Reduto Dos Monstros

Sobre as resenhas: As resenhas publicadas aqui são produzidas exclusivamente para o site Hell Business e, em razão disso, caso você queira publicá-las em alguma mídia na internet, se faz necessário citar a fonte: "www.hellbusiness.com". Grato pela compreensão.




Curta no Facebook

Horror Movie Fans