Home Ads

domingo, 3 de julho de 2016

Morte todas as tardes: O antológico Cine Trash da TV Bandeirantes

Morte todas as tardes¹ : o antológico Cine Trash da TV Bandeirantes
A trajetória do cineasta José Mojica Marins se confunde com a própria história do cinema de Horror no Brasil. Em 1996, o lendário cineasta escreveria mais um capítulo dessa história, ao retornar à TV Bandeirantes (entre 1967 e 1968 ele apresentou o programa Além, Muito Além do Além, na emissora) para apresentar o memorável Cine Trash, uma sessão de filmes que exibiu mais de 170 produções de Horror, durante os quase dois anos que ficou no ar.


Propagandas nos jornais (Fonte: maratonatrash.blogspot.com.br)
Matéria sobre a estreia do Cine Trash (Fonte: maratonatrash.blogspot.com.br)

Em sua primeira fase, Zé do Caixão e as "guardiãs" apresentaram filmes clássicos do Horror, Ficção Científica, Slasher e Trash em plena 15h15 da tarde, algo completamente impensável nos dias atuais, já que hoje existe o Sistema de Classificação Indicativa Brasileiro. Em sua segunda fase, o programa passou a ser exibido no horário noturno, às 22h30, porém não contava mais com a apresentação de Zé do Caixão. O Cine Trash ficou marcado na memória dos fãs de Horror e influenciou uma geração de jovens, que saíram em busca de uma câmera amadora para produzir seus filmes caseiros. 

Matéria anunciando os filmes do Cine Trash (Fonte: maratonatrash.blogspot.com.br)
Produções que sequer seriam lançadas no Brasil, ou mesmo em qualquer outra parte do mundo, passaram no Cine Trash, que possuía uma programação eclética dentro do universo do Horror, chegando a exibir grandes produções das décadas de 1960 e 1970. Não obstante, sua ênfase estava nas produções independentes dos anos 80, muitas das quais produzidas diretamente para o vídeo.

Zé do Caixão e as "guardiãs"
 O Cine Trash criou seus próprios clássicos, como Psycho Cop - Ninguém está em Segurança (1989), A irmandade de Satanás (1971), A Visão do Terror (1986), Basket Case 2 (1990), O Portão II - Eles Estão de Volta (1990) e Abominável Criatura (1988), além de muitos outros, hoje cultuados pelos saudosistas do programa.

A Cidade Fantasma / Ghost Town (1988)
A Face da Corrupção / Corruption (1968)
A Filha de Sarah / Sarah's Child (1994)
Pérolas impagáveis do cinema subterrâneo, que não seriam exibidas em nenhuma TV do mundo, aberta ou fechada, passaram nas tardes malditas da Bandeirantes, como A Galeria dos Alienígenas (1986), O Maníaco (1980) e A Semente da Maldição (1990).

A Matilha da Maldição / Leviatán aka Monster Dog (1984)
A Seita do Demônio / Hammer House of Mystery and Suspense - And the Wall Came Tumbling Down (1984)
A Semente da Maldição / The Suckling (1990)
A melhor fase do programa foi, sem dúvida, a vespertina. Os filmes foram exibidos quase todos os dias, durante todo o ano de 1996. A sangueira só era interrompida quando o horário da sessão entrava em conflito com o de algum evento esportivo (na época a Bandeirantes era "o canal do esporte"), como os jogos olímpicos de Atlanta ou a Eurocopa.

Abelhas Assassinas / Killer Bees (1974)
Bem-Vindos à Casa de Lauter: A Morte os Espera / Witchtrap (1989)
Eu O Desejo – Uma História de Vampirismo / I, Desire aka Desire, the Vampire (1982)
O programa teve tanta influência que acabou por introduzir o termo Trash no vocabulário popular brasileiro, fazendo com que o subgênero fosse, no entanto, equivocadamente associado aos filmes de José Mojica Marins e a qualquer filme que utilizasse violência gráfica exacerbada e muito sangue.

Força Demoníaca: Linha Direta para o Inferno 2 / 976-Evil II (1992)
Grito de Horror 6 / Howling VI: The Freaks (1991)
Kadaicha / Kadaicha (1988)
No final de 1996, a sessão passou a ser exibida de maneira aleatória em horário vespertino e noturno, com exibições regulares nas noites de segunda-feira. Durante o período em que foi exibido, o Cine Trash teve altos índices de audiência, no entanto "pressões externas" fizeram o programa sair do ar em outubro de 1997, deixando muitos espectadores desolados. A lacuna deixada na parte da tarde foi preenchida pelo desprezível Programa H, apresentado por Luciano Huck.

Massacre II / Slumber Party Massacre II (1987)
Nas Sombras da Noite / The Night Brings Charlie (1990)
Névoas do Terror / A Study in Terror (1965)
Felizmente, muitos dos filmes exibidos naquela antológica sessão foram preservados em VHS e hoje encontram-se em versões digitais, outros tiveram lançamento no exterior e já é possível apreciá-los com legendas em Português-BR. No Acervo Hell Business, alguns possuem versão dupla: uma gravada do Cine Trash (TVRIP) e outra com qualidade digital e legendas e/ou áudio em português. Relembre aquele momento áureo da TV aberta brasileira conferindo estas preciosidades memoráveis. Recomendo incondicionalmente.

O Andar do Pavor / The 13th Floor (1988)
O Anel Maldito / Necropolis (1987)
O Bem contra o Mal / Good Against Evil (1977)
O Caçador de Cabeças / Headhunter (1989)
O Mercador das Trevas / The Dark Dealer (1995)
Spa Diabólico / Death Spa (1990)
Tentáculos / Tentacoli (1977)
Terrores da Noite / Nightwing (1979)
Visões da Morte / Through Dead Eyes (1994)
Texto escrito por Alvaro Nunes, Bacharel em História - Memória e Imagem pela UFPR e Especialista em Cinema pela UNESPAR.

Notas:
1 - O título desta matéria faz um trocadilho com o titulo de um famoso artigo do crítico Andre Bazin.

Referências:

CÁNEPA, Laura Loguercio. Recorrente no cinema popular brasileiro desde os anos 1960, o Horror volta à cena em produções de guerrilha e com metáfora social. In Filme Cultura. Nº 61-novembro-dezembro 2013-janeiro 2014.

2 comentários:

  1. ESTA SESSÃO ME DEIXOU MUITAS SAUDADES,LEMBRO UMA VEZ DE DEIXAR O VIDEO CASSETE PROGRAMADO PARA GRAVAR ENQUANTO EU TRABALHAVA, MESMO NÃO SABENDO QUAL FILME IRIA PASSAR,E QUANDO CHEGUEI EM CASA ESTAVA GRAVADO O FILME "CHAKMA -FÚRIA ASSASSINA"O MELHOR FILME DE TODOS QUE EU ASSISTI NO CINE TRASH.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos. Com certeza, bons tempos da TV aberta com o Cine Trash. Shakma foi um dos grandes filmes que passou no memorável Cine Trash. Obrigado pelo comentário e pela visita.

      Abraço.

      Excluir

Os comentários são muito bem vindos para o Hell Business, por isso caso tenha algo a acrescentar ao artigo ou apenas quer expressar sua opinião, não deixe de comentar. Você pode comentar de 3 maneiras:
1- Com sua conta no Blogger.
2- Com uma conta no Disqus (Twitter, Google etc).
3- Com sua conta no Facebook.
Para isso basta clicar nos botões acima das respectivas redes sociais.

O Reduto Dos Monstros

Sobre as resenhas: As resenhas publicadas aqui são produzidas exclusivamente para o site Hell Business e, em razão disso, caso você queira publicá-las em alguma mídia na internet, se faz necessário citar a fonte: "www.hellbusiness.com". Grato pela compreensão.




Curta no Facebook

Horror Movie Fans