Home Ads

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

O dia em que Roger Corman salvou Hollywood

No final da dÊcada de 1960 Hollywood passou pela sua maior crise. A ascensão do cinema moderno europeu e as transformaçþes políticas e sociais da dÊcada de 1960 estão entre os fatores que contribuíram para o colapso do modelo narrativo clåssico consagrado em Hollywood. Neste momento, despontava uma produtora de filmes de baixo orçamento que tinha como principal alvo o público jovem. Tratava-se da American International Picture, produtora que tinha entre seus realizadores o lendårio Roger Corman.

Corman se dedicou Ă  produção e direção de filmes baratos, principalmente do gĂŞnero Horror, e conseguiu entrar em sinergia com o pĂşblico jovem, que estava saturado do modelo clĂĄssico narrativo de Hollywood e sedento por filmes mais viscerais. Enquanto os grandes estĂşdios andavam a passos cambaleantes em função do declĂ­nio das bilheterias, Corman lotava salas de cinema e Drive-ins, abrindo portas para dezenas de novos artistas, dentre eles os atores Robert de Niro e Jack Nicholson, e os diretores John Landis, Francis Ford Coppola, Martin Scorsese e  James Cameron. A atuação de Corman e desses novos realizadores contribuiu para a reconfiguração do cinema hollywoodiano, que veria a recuperação de sua economia com o sucesso dos clĂĄssicos da Nova Hollywood.




A partir de 1967, cujo marco Ê Bonnie and Clyde (1967), de Arthur Penn, os realizadores da chamada Nova Hollywood conseguiram estabelecer um equilíbrio entre arte e entretenimento, produzindo obras primas que reuniam elementos da narrativa clåssica e moderna. Este período åureo do cinema Hollywoodiano durou atÊ 1980, quando começou a ser sufocado por um tipo de cinema que havia iniciado em 1975, com Tubarão (1975), se consolidado com Guerra nas Estrelas (1977), e a partir dos anos 1980 se tornaria hegemônico. Tinha inicio a Era dos Blockbuster, filmes "eventos" que têm como objetivo a maximização dos lucros atravÊs da produção de filmes superficiais.


Texto escrito por Alvaro Nunes, Bacharel em HistĂłria - MemĂłria e Imagem pela UFPR e Especialista em Cinema pela UNESPAR.

ReferĂŞncias:

MASCARELLO, Fernando (org.). HistĂłria do cinema mundial. Campinas: Papirus, 2006.
Biskind, Peter. Como a geração sexo-drogas-e-rock’n’roll salvou Hollywood. Easy Riders, Raging  Bulls  /  Peter  Biskind. Rio  de  Janeiro: IntrĂ­nseca, 2009.
SLIDE. Anthony. The New Historical Dictionary of the American Film Industry. Scarecrow Press, 1998.

Nenhum comentĂĄrio:

Postar um comentĂĄrio

Os comentĂĄrios sĂŁo muito bem vindos para o Hell Business, por isso caso tenha algo a acrescentar ao artigo ou apenas quer expressar sua opiniĂŁo, nĂŁo deixe de comentar. VocĂŞ pode comentar de 3 maneiras:
1- Com sua conta no Blogger.
2- Com uma conta no Disqus (Twitter, Google etc).
3- Com sua conta no Facebook.
Para isso basta clicar nos botĂľes acima das respectivas redes sociais.

O Reduto Dos Monstros

Sobre as resenhas: As resenhas publicadas aqui sĂŁo produzidas exclusivamente para o site Hell Business e, em razĂŁo disso, caso vocĂŞ queira publicĂĄ-las em alguma mĂ­dia na internet, se faz necessĂĄrio citar a fonte: "www.hellbusiness.com". Grato pela compreensĂŁo.




Curta no Facebook

Horror Movie Fans