Home Ads

sábado, 3 de novembro de 2012

O Zumbi Branco

Em lua de mel no Haiti, jovem casal é surpreendido por um feiticeiro macabro que, através de magia negra, reanima cadáveres e faz deles seus servos. Quando o feiticeiro decide que a jovem moça será sua próxima vítima, irá iniciar uma perseguição a fim de matá-la, para ressuscitá-la como morta-viva, realizando, assim, o desejo de tê-la sob seu comando.

 'Zumbi Branco' (White Zombie) é um filme de terror clássico originalmente lançado em 1932, dirigido pelos irmãos Victor Halperin e Edward Halperin e protagonizado por Bela Lugosi, Madge Bellamy e Joseph Cawthorn. É o primeiro longa metragem de Zumbis da História do Cinema e também o primeiro a incorporar elementos de vodu haitiano em um filme de terror.

Atualmente filmes de zumbis são bastante populares e não assustam ninguém. Mas e se falarmos de um filme de zumbi produzido há 90 anos? Se fizermos uma análise dessa obra ao contexto em que foi produzida, ou seja, na década de 1930, podemos nos certificar de que foi realmente um filme assustador. Sim, além de ser o pioneiro dos filmes de zumbis, White Zombie é um dos primeiros filmes de terror da história. O eterno Drácula Bela Lugosi faz o papel de um obscuro feiticeiro chamado Legendre, o mestre dos mortos vivos. O tema para o filme foi inspirado em uma peça da Broadway chamada "Zombie", de autoria de Kenneth Webb, que moveu um processo contra os irmãos Halperin por plágio, mas perdeu a causa.

Jack Pierce, responsável pelos efeitos visuais de White Zombie, já havia trabalhado em outros clássicos do horror como Frankenstein, O Lobisomem, e a Múmia. Vários cenários desses filmes também foram aproveitados para as filmagens de White Zombie. Destaque para a trilha sonora original que funciona perfeitamente, criando uma atmosfera sombria e inebriante. Esta preciosidade do cinema de horror ficou perdida por 28 anos, até que em 1960 foi redescoberto, gerando mais uma disputa judicial, desta vez entre o proprietário dos direitos autorais e o distribuidor do filme, que pretendia lançar uma versão restaurada. O distribuidor desistiu da batalha judicial, mas mesmo assim White Zombie saiu da obscuridade para ser apreciado eternamente entre os fãs de horror. Rob Zombie intitulou White Zombie a sua banda para homenagear o filme. Esta resenha foi feita como uma singela homenagem a esta memorável produção que em
2022 completou 90 anos. Recomendo incondicionalmente.




                                     Kirk Hammett (Metallica) com a guitarra em homenagem ao filme.

Título Original: White Zombie (1932)
Cor: P & B
Região do DVD: Todas
Legenda: Português
Idiomas / Sistema de Som:

Inglês - Dolby Digital 2.0
Formatos de Tela: Fullscreen




2 comentários:

  1. É até estranho que um filme com essa importância histórica pro Cinema de Terror seja tão pouco mencionado, né? Eu mesmo nunca tinha ouvido falar. Mas fiquei curioso pra ver.

    ResponderExcluir
  2. Sim, muitos filmes bons e memoráveis não tem o seu devido reconhecimento, mas nós fãs do cinema de horror estaremos sempre reverenciando essas preciosidades. Obrigado pelo comentário e pela visita.

    Abraço.

    ResponderExcluir

Os comentários são muito bem vindos para o Hell Business, por isso caso tenha algo a acrescentar ao artigo ou apenas quer expressar sua opinião, não deixe de comentar. Você pode comentar de 3 maneiras:
1- Com sua conta no Blogger.
2- Com uma conta no Disqus (Twitter, Google etc).
3- Com sua conta no Facebook.
Para isso basta clicar nos botões acima das respectivas redes sociais.

O Reduto Dos Monstros

Sobre as resenhas: As resenhas publicadas aqui são produzidas exclusivamente para o site Hell Business e, em razão disso, caso você queira publicá-las em alguma mídia na internet, se faz necessário citar a fonte: "www.hellbusiness.com". Grato pela compreensão.




Curta no Facebook

Horror Movie Fans