Home Ads

sábado, 28 de janeiro de 2023

The Warriors: Os Selvagens da Noite

 

A fim de promover uma trégua nas guerras de gangues, Cyrus, o líder da maior delas, convoca uma reunião que conta com os principais grupos de Nova York. O objetivo: confrontar as autoridades e tomar o controle sobre a cidade. Mas, durante a reunião, um tiro vindo dos participantes atinge Cyrus e acaba com a trégua. A partir de então, uma gangue chamada The Warriors é acusada de ter efetuado o disparo e passa a ser perseguida ao longo da madrugada por todos os grupos da cidade.

The Warriors: Os Selvagens da Noite (The Warriors) é um filme estadunidense originalmente lançado em 1979, dirigido por Walter Hill e estrelado por Michael Beck, James Remar e Dorsey Wright. O roteiro do filme é uma adaptação do livro homônimo de Sol Yurick, originalmente lançado em 1965.

Há filmes que são um acontecimento. É o caso de The Warriors: Os Selvagens da Noite, longa-metragem que atravessou vidas no Brasil. Realizado no final da década de 1970, o filme é um dos últimos atos cinematográficos a representar in loco a década “ingovernável”. Além de pertencer ao período áureo de Hollywood, representa os anseios de jovens marginalizados. Na década de 1970 diversos grupos reivindicavam expressão e direitos. Ainda era possível inventar estilos de vida heterodoxos e processos coletivos de subjetivação. Entre esses grupos, havia os marginalizados, jovens dos subúrbios, sem perspectiva e cujo único meio de expressão e afirmação disponível eram as gangues de bairros. O tema central de The Warriors são esses jovens e suas gangues.

É verdade que ainda existem resquícios daqueles tempos nos dias atuais, mas o sistema político e econômico que se desenvolveu a partir da década de 1980 esmagou aquelas formas múltiplas de expressão ao instaurar o ideário da liberdade política em troca da sujeição econômica. A partir de então a ideia de liberdade deixa o campo da expressão para se definir pelo campo econômico. Grosso modo, o sujeito passa a ser “autogovernado” através da ideia de que é livre porque é consumidor, e o problema das massas “ingovernáveis” se resolve.

Mas, voltemos à época “ingovernável” e os jovens sem perspectiva, mas em busca de expressão e afirmação (como todo ser humano). O bairro é Copacabana, Rio de Janeiro. O local é um cinema chamado Cine Ricamar. O filme exibido: The Warriors: Os Selvagens da Noite. Foi numa Sessão da Meia-Noite que tudo aconteceu. O cinema foi quase demolido após pessoas da plateia caírem na porrada entre si. E esse não foi um caso isolado. Meses depois o Cine Ricamar fecharia suas portas. Durante a primeira metade da década de 1980, multiplicaram-se no Brasil os casos de quebra-quebra durante a exibição do filme. E não foi somente no Brasil. The Warriors ganhou fama de maldito no mundo todo por atrair para o cinema ganguistas rivais que caiam na porrada durante a exibição do filme. Diante da situação, a Paramount cancelou as exibições de The Warriors nos cinemas.

 
A primeira exibição do filme de Walter Hill no Brasil ocorreu em 11 de novembro de 1979, mas seguiu até o ano de 1983 com inúmeras reapresentações. Em agosto de 1985 foi lançado em VHS pela CIC Vídeo. E dá-lhe mais porrada, pois The Warriors passou a ter exibições públicas em vídeo. No ano seguinte, o filme passou pela primeira vez na televisão, pela Rede Globo, às 21h40 do dia 06 de dezembro, um sábado. No dia seguinte, na quebrada, a ideia do momento na cabeça de alguns jovens sem muita perspectiva na vida era montar uma gangue. O filme seguiu tendo exibições nas madrugadas da Globo até o final de 2002. Sua última exibição na TV Aberta se deu na extinta Sessão Intercine, tendo sido “o filme escolhido pela maioria”.

 

João Gordo, vocalista da banda Ratos de Porão, declarou em várias entrevistas que as primeiras gangues punks de São Paulo foram inspiradas pelo filme de Walter Hill. O escritor Ferrez afirmou que The Warriors “criou” e “disseminou” gangues em São Paulo e outras partes do Brasil. O filme não era apenas violência, dialogava com jovens ávidos por espaços de expressão. The Warriors: Os Selvagens da Noite e seu acontecimento no Brasil e no mundo ficaram no longínquo e nada politicamente correto anos 1980, algo impensável para o mundo violento, punitivo e armamentista que temos hoje. Não que o Brasil e o mundo dos anos 1980 fossem menos violentos, mas as relações eram outras. Infelizmente, o que permanece em todos os tempos é a falta de perspectiva e espaços de expressão para muitos jovens. A cena do encontro do grupo com dois casais de classe média no metrô e a cena final, que mostra o retorno da gangue ao seu bairro, retratam esse problema de maneira precisa. Apesar das polêmicas e controvérsias, The Warriors  fez parte da cultura periférica, ajudou a criar tendências e até modos de existência. Recomendo incondicionalmente.


Título Original: The Warriors (1979)
Cor: Colorido
Região do DVD: Todas
Legenda: Português
Idiomas / Sistema de Som:
Dublado em Português - Estéreo
Inglês - Dolby Digital 2.0
Formatos de Tela: Widescreen 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos para o Hell Business, por isso caso tenha algo a acrescentar ao artigo ou apenas quer expressar sua opinião, não deixe de comentar. Você pode comentar de 3 maneiras:
1- Com sua conta no Blogger.
2- Com uma conta no Disqus (Twitter, Google etc).
3- Com sua conta no Facebook.
Para isso basta clicar nos botões acima das respectivas redes sociais.

O Reduto Dos Monstros

Sobre as resenhas: As resenhas publicadas aqui são produzidas exclusivamente para o site Hell Business e, em razão disso, caso você queira publicá-las em alguma mídia na internet, se faz necessário citar a fonte: "www.hellbusiness.com". Grato pela compreensão.




Curta no Facebook

Horror Movie Fans