Home Ads

quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

A Sombra de Nosferatu

Um vilarejo ĂŠ assombrado pelo Conde Orlok, uma criatura sinistra, monstruosa e gĂŠlida que perambula pelas ruas como uma sombra, Ă  espreita, aguardando as suas vĂ­timas. A obsessĂŁo de Orlok por uma jovem casada farĂĄ o terrĂ­vel Conde instaurar um verdadeiro impĂŠrio de horror no vilarejo.

Em 2022, completaram-se cem anos do lançamento nos cinemas de um dos filmes mais importantes da história do cinema: Nosferatu, de F.W. Murnau. Obra måxima do Expressionismo Alemão, a película inspirou dezenas de filmes de vampiros realizados nos anos seguintes. Para não pagar os direitos autorais à família de Bram Stoker, Murnau modificou o título do filme e o nome dos personagens. Mesmo assim, um processo movido pelos Stoker determinou a destruição das cópias de Nosferatu. Felizmente, os produtores jå haviam enviado cópias para outros países do mundo (inclusive Brasil) e isso garantiu a preservação da obra-prima de Murnau, que a partir de então passou a ter exibiçþes clandestinas.

Ainda hoje uma mĂ­stica paira sobre o filme. Quem era a pessoa que interpretou o vampiro de maneira tĂŁo primorosa, sombria e, ao mesmo tempo, misteriosa? O personagem teria sido mesmo interpretado por Max Schreck, um modesto ator de music-hall? A Sombra do Vampiro (2000), filme feito em homenagem ao clĂĄssico de Murnau, criou mais uma lenda em torno do filme ao propor que Nosferatu nĂŁo fora interpretado por um ator profissional, mas sim por um vampiro de verdade. HĂĄ quem diga que Nosferatu foi interpretado pelo prĂłprio Murnau. O lendĂĄrio diretor era, de fato, uma pessoa singular, estranha, isolada do mundo, solitĂĄria... Nosferatu?

 A cena da sombra do vampiro ao subir as escadas se tornou um Ă­cone da cultura mundial e se traduz numa sĂ­ntese do que foi o Expressionismo AlemĂŁo: atmosfera sombria, duelo entre luz e sombras. Apague a luz, aperte o play, aumente o som e mergulhe nesta obra fantĂĄstica de Murnau que o frio na espinha estarĂĄ garantido. Recomendo incondicionalmente.


 

Nenhum comentĂĄrio:

Postar um comentĂĄrio

Os comentĂĄrios sĂŁo muito bem vindos para o Hell Business, por isso caso tenha algo a acrescentar ao artigo ou apenas quer expressar sua opiniĂŁo, nĂŁo deixe de comentar. VocĂŞ pode comentar de 3 maneiras:
1- Com sua conta no Blogger.
2- Com uma conta no Disqus (Twitter, Google etc).
3- Com sua conta no Facebook.
Para isso basta clicar nos botĂľes acima das respectivas redes sociais.

O Reduto Dos Monstros

Sobre as resenhas: As resenhas publicadas aqui sĂŁo produzidas exclusivamente para o site Hell Business e, em razĂŁo disso, caso vocĂŞ queira publicĂĄ-las em alguma mĂ­dia na internet, se faz necessĂĄrio citar a fonte: "www.hellbusiness.com". Grato pela compreensĂŁo.




Curta no Facebook

Horror Movie Fans