Home Ads

quarta-feira, 15 de junho de 2022

Caçada Humana

 A notícia de que um detento acaba de fugir da prisão deixa uma pequena cidade do Texas em polvorosa. O dia fatídico revelará também a face perversa de uma sociedade hipócrita que vive de aparências e julgamentos. Nesse ínterim, o xerife da cidade será incumbido de prender o fugitivo e acalmar os ânimos de um grupo de homens fortemente armados.

Caçada Humana (The Chase) é um filme estadunidense originalmente lançado em 1966, dirigido por Arthur Penn e estrelado por Jane Fonda, Marlon Brando e Robert Redford.

Em um célebre artigo sobre cinema, o filósofo Félix Guattari afirma que “Nas piores condições comerciais, ainda se podem produzir bons filmes, mesmo em condições adversas, filmes que modifiquem as combinações de desejo, que destruam estereótipos, que nos abram o futuro”. É possível afirmar que um número significativo de filmes produzidos em Hollywood se enquadram na afirmação de Guattari. Entre eles, o grande clássico de Arthur Penn: Caçada Humana. O filme de Arthur Penn é a obra que pavimenta o caminho para a chamada Nova Hollywood. Bonnie and Clyde, do mesmo diretor, considerada a obra seminal daquele período áureo, seria lançada em 1967, no ano seguinte ao lançamento de Caçada Humana.

O filme mostra um Xerife humilhado, espancado, decadente e sem condições de fazer cumprir a lei; impotente diante da ação de homens violentos e armados que acabam por imporem suas próprias leis baseadas na barbárie. Caçada Humana é simplesmente uma demolição da cena clássica hollywoodiana na qual uma cidadezinha do interior é habitada por sujeitos morais e heroicos. Desse modo, não expressa tão somente a decadência da sociedade conservadora norte-americana, como também a decadência das convenções narrativas hegemônicas da época.

O filme de Arthur Penn traz uma denúncia do racismo, xenofobia e exploração do trabalhador, além de expor as relações de dominação em uma sociedade conservadora, e tecer críticas ácidas à religião, às armas, e à violência da classe rica decadente. Caçada Humana rompe com um modo bem comportado de fazer cinema, dominante até então em Hollywood, e abre o caminho para a construção de narrativas mais conectadas com a realidade. Recomendo incondicionalmente.

 

Título Original: The Chase (1966)
Cor: Colorido
Região do DVD: Todas
Legenda: Português
Idiomas / Sistema de Som:
Dublado em Português - Estéreo
Inglês - Dolby Digital 2.0
Formatos de Tela: Widescreen

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos para o Hell Business, por isso caso tenha algo a acrescentar ao artigo ou apenas quer expressar sua opinião, não deixe de comentar. Você pode comentar de 3 maneiras:
1- Com sua conta no Blogger.
2- Com uma conta no Disqus (Twitter, Google etc).
3- Com sua conta no Facebook.
Para isso basta clicar nos botões acima das respectivas redes sociais.

O Reduto Dos Monstros

Sobre as resenhas: As resenhas publicadas aqui são produzidas exclusivamente para o site Hell Business e, em razão disso, caso você queira publicá-las em alguma mídia na internet, se faz necessário citar a fonte: "www.hellbusiness.com". Grato pela compreensão.




Curta no Facebook

Horror Movie Fans