Sinopse:
Dirigido por Ted Nicolaou, A Visão do Terror (TerrorVision, no original) é uma comédia de horror e ficção científica que satiriza o estilo de vida suburbano americano e a obsessão tecnológica da década de 1980. A trama gira em torno da família Putterman, cujos hábitos excêntricos incluem assistir à TV por satélite. Quando uma criatura grotesca de outro planeta é acidentalmente transportada para sua casa por uma falha no sistema de satélite, o caos se instala. A criatura, inicialmente amigável, revela-se mortal e transforma a obsessão da família pelas telas em um pesadelo literal.
Crítica e Análise:
Embora A Visão do Terror seja frequentemente lembrado como um filme trash que fez parte da icônica Sessão Cine Trash da TV Band, sua narrativa carrega uma crítica implícita à sociedade tecnológica dos anos 1980. O filme emerge em um contexto marcado pelo domínio crescente da televisão e do videocassete como centrais culturais, um fenômeno que Paul Virilio denominou Máquinas de Visão.
Para Virilio, as telas não eram meramente ferramentas de entretenimento, mas sim extensões do controle social, capazes de moldar comportamentos, percepções e até mesmo a relação do homem com o tempo e o espaço. A Visão do Terror encarna essa ideia ao transformar a TV — símbolo do entretenimento doméstico e da suposta "modernidade" — em um portal literal para o caos. A criatura alienígena que surge da TV é uma metáfora do perigo oculto das telas: um "monstro" criado pela dependência tecnológica e pela falta de crítica ao que é consumido.
O filme ironiza como as telas não apenas fornecem conteúdo, mas também se tornam mediadoras da realidade. A família Putterman é retratada como caricaturalmente alienada: cada membro tem sua própria relação superficial com a TV, seja através de programas de ginástica, noticiários sensacionalistas ou filmes de terror. Essa fragmentação simbólica reflete a ideia de que as Máquinas de Visão não apenas distraem, mas também dissolvem vínculos humanos e criam uma conexão ilusória com o mundo exterior.
Estética e Humor Subversivo:
Esteticamente, A Visão do Terror abraça o kitsch, com cenários coloridos, efeitos especiais exagerados e personagens propositalmente caricatos. Essa abordagem funciona não apenas como uma crítica cultural, mas também como um reflexo da superficialidade dos programas de TV da época. A comédia ácida do filme ridiculariza os estereótipos da classe média suburbana, ao mesmo tempo que sublinha o vazio existencial disfarçado de modernidade tecnológica.
O humor do filme, por mais absurdo que seja, reforça sua crítica ao controle social mediado pela tecnologia. A falta de seriedade dos personagens diante do perigo representa a apatia social alimentada por anos de passividade frente às telas. O fato de a criatura surgir justamente de uma falha no sistema satélite é uma ironia direta ao fascínio da época pelas novas tecnologias de transmissão.
Relevância Contemporânea:
Mais de três décadas após seu lançamento, A Visão do Terror continua relevante como um comentário sobre os perigos de uma sociedade excessivamente conectada às telas. Se nos anos 1980 a crítica era direcionada à TV, hoje ela se expande para os smartphones, redes sociais e plataformas de streaming, que potencializam a alienação e a manipulação perceptiva descritas por Virilio.
Conclusão:
Apesar de sua roupagem trash e humor absurdo, A Visão do Terror transcende o status de mero entretenimento camp. O filme utiliza a estética do exagero para lançar um olhar crítico sobre a dependência tecnológica e a influência das telas como instrumentos de controle social. Em sua essência, ele não é apenas sobre um monstro alienígena, mas sobre os perigos de permitir que nossas máquinas de visão se tornem as verdadeiras arquitetas de nossas vidas.
Se você busca algo que misture diversão e reflexão — e não se importa com um pouco de grotesco e exagero visual —, A Visão do Terror é uma viagem fascinante (e assustadora) pelos excessos tecnológicos dos anos 1980. Recomendo incondicionalmente.
Título Original: TerrorVision (1986)
Cor: Colorido
Região do DVD: Todas
Legenda: Português
Idiomas / Sistema de Som:
Inglês - Dolby Digital 2.0
Formatos de Tela: Widescreen
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