sábado, 3 de outubro de 2009

Terror na Ópera

Uma maldição persegue a montagem da ópera 'Macbeth', de Verdi. Reforçando a lenda, no Scala de Milão corvos aparecem degolados, operários assassinados, holofotes caem na plateia. O principal alvo é a soprano Betty, substituta de Maria Cecova, morta durante os ensaios. 

Passados mais de vinte anos, pode-se dizer que Terror na Ópera, mesmo que sem o status de Suspiria ou Prelúdio Para Matar, é um dos filmes mais marcantes de Dario Argento. Uma variação bem interessante de O Fantasma da Ópera, poderia se dizer que o fantasma encontra o giallo - envolvendo ainda frigidez e voyeurismo: é deste filme a famosa cena em que a protagonista é forçada a assistir a grotescos assassinatos com um artefato repleto de agulhas que a impede de fechar os olhos. 

A trilha sonora agora mistura o Goblin, rotineiro parceiro de Argento, com Rolling Stones. Causa um efeito meio que de estranheza - o que talvez case com a desorientação da personagem Betty ante a perseguição a que é submetida. Há ainda imagens que mesclam atos violentíssimos a um apuro técnico raras vezes visto, como uma bala atravessando um olho mágico e vitimando uma personagem (isso muito antes da cena idêntica que se vê em Jogos Mortais 2) ou uma facada embaixo do queixo. Mas talvez nenhuma supere os magníficos rasantes de corvos dentro de um teatro lotado. Uma obra-prima de Dario Argento.

Título Original: Opera (1987)
Cor: Colorido
Região do DVD: Todas
Legenda: Português
Idiomas / Sistema de Som:
Inglês - Dolby Digital 2.0
Formatos de Tela: Widescreen

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos para o Hell Business, por isso caso tenha algo a acrescentar ao artigo ou apenas quer expressar sua opinião, não deixe de comentar. Você pode comentar de 3 maneiras:
1- Com sua conta no Blogger.
2- Com uma conta no Disqus (Twitter, Google etc).
3- Com sua conta no Facebook.
Para isso basta clicar nos botões acima das respectivas redes sociais.

O Reduto Dos Monstros

Importante: Os filmes disponíveis em minha lista não possuem lançamento no Brasil ou são filmes que caíram em domínio público ou tiveram o direito autoral expirado. Desta maneira o processo se torna legal e sem a alcunha de pirataria. É um processo similar ao que ocorre com livros, músicas e outras obras autorais. A depender da lei de cada país, após um determinado período de tempo (décadas), o copyright do filme expira e ele pode ser compartilhado e exibido em público sem o pagamento de direitos autorais.




Curta no Facebook

Horror Movie Fans