Home Ads

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Equinox

Quatro amigos vão para um piquenique nas montanhas e encontram um livro místico perdido que pertenceu à antigas civilizações do Oriente Médio. Quando os jovens resolvem decifrar o livro, criaturas de outra dimensão são evocadas e o próprio diabo desce à Terra para recuperar a misteriosa escritura. 

 Equinox é um filme de terror originalmente lançado em 1970, dirigido por Dennis Muren e Jack Woods e estrelado por Edward Connell, Barbara Hewitt e Frank Bonner. O filme conta com a participação do premiado escritor de contos fantásticos Fritz Leiber, no papel do geólogo Dr. Arthur Waterman.

Dennis Muren gastou apenas seis mil e quinhentos dólares para produzir Equinox, que era um curta metragem até a Tonylyn Productions demonstrar interesse em distribuir o filme, vindo a se tornar um longa metragem quando Jack Woods dirigiu cenas adicionais. Destaque para os notáveis efeitos especiais em Stop Motion realizados por Muren e seus amigos Dave Allen e Jim Danforth, que mais tarde seriam responsáveis pelos efeitos especiais de Flesh Gordon. A partir daí, Dennis Muren se tornou uma autoridade em efeitos visuais, tendo sido agraciado com o Oscar por seu trabalho em Guerra nas Estrelas, de 1977. A memorável cena em que o E.T de Spielberg cruza o céu em uma bicicleta é também fruto do trabalho de Muren.

Reza a lenda que Equinox serviu de inspiração para a produção do clássico '
The Evil Dead - A Morte do Demônio / The Evil Dead (1981)', de Sam Raimi. Embora isso não tenha sido comprovado, as semelhanças entre os dois filmes são surpreendentes: Jovens viajam a um local isolado; um livro misterioso que recitado evoca forças ocultas; uma fita com gravações que relatam os fatos e um final escatológico. Tom Sullivan, responsável pelos efeitos especiais e maquilagem de Evil Dead, revelou que assistiu Equinox pelo menos duas vezes nos Drive-ins. Mais uma exclusividade a fazer parte do Acervo Hell Business. Recomendo incondicionalmente.

Screen Shots:







Título Original: Equinox (1970)
Cor: Colorido
Região do DVD: Todas
Legenda: Português
Idiomas / Sistema de Som:
Inglês - Dolby Digital 2.0
Formatos de Tela: Fullscreen


4 comentários:

  1. Também já fiz um post sobre esse filme.
    Acho ele legal, embora deixe várias situações sem explicação. Mas os efeitos especiais, principalmente nas cenas em que aperece o ´homem das cavernas` gigante aparece, são incríveis pros padrões da época.

    ResponderExcluir
  2. É verdade, os efeitos visuais são incríveis para um filme de baixo orçamento, ótimo trabalho de Muren e seus amigos Dave Allen e Jim Danforth. Obrigado pelo comentário.


    ResponderExcluir
  3. O escritor Fritz Leiber aparece neste filme, como o professor doido. Fritz Leiber escrevia terror e fantasia a la Conan o Bárbaro. Leiber, acho , é pouco conhecido no Brasil mas é um dos grandes da literatura de horror e fantasia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Opa, não sabia disso, muito obrigado pela informação. Obrigado pelo comentário e pela visita. Abraço.

      Excluir

Os comentários são muito bem vindos para o Hell Business, por isso caso tenha algo a acrescentar ao artigo ou apenas quer expressar sua opinião, não deixe de comentar. Você pode comentar de 3 maneiras:
1- Com sua conta no Blogger.
2- Com uma conta no Disqus (Twitter, Google etc).
3- Com sua conta no Facebook.
Para isso basta clicar nos botões acima das respectivas redes sociais.

O Reduto Dos Monstros

Sobre as resenhas: As resenhas publicadas aqui são produzidas exclusivamente para o site Hell Business e, em razão disso, caso você queira publicá-las em alguma mídia na internet, se faz necessário citar a fonte: "www.hellbusiness.com". Grato pela compreensão.




Curta no Facebook

Horror Movie Fans