Home Ads

sábado, 6 de abril de 2013

Contos de Frankenstein

Antologia raríssima da Hammer Films que apresenta dois excelentes contos de horror de meia hora cada um: O Rosto no Espelho da Lápide (The Face in the Tombstone Mirror) e Jack - O Estripador (Jack-The Ripper). Em 'O Rosto no Espelho da Lápide', o inescrupuloso Barão Frankenstein está à procura do cérebro de um homem bom e inteligente para finalmente reviver a sua criatura. Quando um homem doente em fase terminal bate a sua porta para pedir ajuda, o Barão vê nele uma ótima oportunidade para colocar os seus planos macabros em prática. No segundo conto, intitulado Jack - O Estripador, um clarividente passa a ter visões de assassinatos em Londres e fica espantado ao saber que, a cada visão, um novo assassinato ocorre na cidade, perfeitamente de acordo com suas premonições. Em razão da maneira brutal com a qual o assassino submete suas vítimas, a imprensa local o chama de Jack - O Estripador. Será que as visões de um clarividente irão finalmente revelar a identidade do abominável Jack?

Contos de Frankenstein (Tales of Frankenstein) foi um piloto para uma série de tevê produzida pela Hammer Films em parceria com a Columbia Pictures em 1958, mas que nunca foi ao ar. O piloto foi dirigido por Curt Siodmack (criador de The Wolfman, de 1941) e a produção ficou por conta do talentoso Michael Carreras. Peter Cushing seria a primeira escolha dos produtores para viver o papel do Barão Frankenstein, entretanto, devido ao ator estar empenhado em outros projetos, Anton Diffring foi chamado para substituí-lo.

Em função do sucesso do clássico da Hammer 'A Maldição de Frankenstein', o lendário Estúdio britânico se uniu com a produtora americana Screen Gems para criar um piloto de uma série de tevê chamada 'Tales of Frankenstein'. Entretanto, devido a discordância de opiniões entre as duas produtoras, a série nunca foi produzida e o projeto ficou apenas no piloto. Segundo consta, a Hammer pretendia criar contos diversos envolvendo o Barão Frankenstein, enquanto que os produtores americanos não queriam arriscar, preferindo manter o enredo tradicional do Barão Frankenstein e o Monstro. Eu particularmente penso que a ideia da Hammer era muito mais interessante, pois colocaria o Dr. Frankenstein em novos contextos, semelhante ao que foi feito ao personagem Sherlock Holmes em algumas produções cinematográficas, inclusive da Hammer. O conto 'Jack - The Ripper' foi aproveitado em uma antologia denominada The Veil e apresentada por Boris Karloff que reuniu quatro episódios de séries de tevê que não tiveram êxito em seus projetos originais. Esta antologia também nunca foi ao ar por razões semelhantes àquelas que cancelaram o piloto de 'Tales of Frankenstein'.

Tales of Frankenstein é uma interessante junção do horror gótico da Hammer Films com elementos do horror clássico dos anos 1940 e 1950 que a Universal eternizou em suas produções. A vinheta de abertura mostra vários filmes de horror da Universal, com destaque para o clássico 'Drácula', de 1931. Uma lástima este piloto não ter decolado, pois tinha tudo para ter sido uma excelente série de horror e ficção científica: com a atmosfera sombria dos clássicos da Universal e a marca do horror gótico da Hammer. Esta deliciosa raridade está disponível no Acervo Hell Business em formato digital e legendas em Português-BR. Recomendo incondicionalmente.


Screen Shots:









Título Original: Tales of Frankenstein (The Face in the Tombstone Mirror) - Jack the Ripper (1958)
Cor: P & B
Região do DVD: Todas
Legenda: Português
Idiomas / Sistema de Som:

Inglês - Dolby Digital 2.0
Formatos de Tela: Fullscreen



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos para o Hell Business, por isso caso tenha algo a acrescentar ao artigo ou apenas quer expressar sua opinião, não deixe de comentar. Você pode comentar de 3 maneiras:
1- Com sua conta no Blogger.
2- Com uma conta no Disqus (Twitter, Google etc).
3- Com sua conta no Facebook.
Para isso basta clicar nos botões acima das respectivas redes sociais.

O Reduto Dos Monstros

Sobre as resenhas: As resenhas publicadas aqui são produzidas exclusivamente para o site Hell Business e, em razão disso, caso você queira publicá-las em alguma mídia na internet, se faz necessário citar a fonte: "www.hellbusiness.com". Grato pela compreensão.




Curta no Facebook

Horror Movie Fans