Home Ads

sábado, 8 de dezembro de 2012

Tenebre

Escritor de histórias de suspense viaja para Roma e lá passa a ser investigado por um detetive que acredita que um maníaco assassino pode estar sendo influenciado por suas histórias para cometer crimes macabros. Quando o número de vítimas começa a crescer e, cada vez mais o assassino da vida real se assemelha ao das histórias, a polícia passa a desconfiar do escritor.

 Tenebre, também conhecido como Tenebrae, é um filme italiano do subgênero giallo originalmente lançado em 1982, dirigido por Dario Argento e estrelado por Anthony Franciosa, John Saxon e Daria Nicolodi. Censurado em vários países na época de seu lançamento, o filme só recentemente teve lançamentos sem cortes na Inglaterra e EUA, e ainda é proibido na Alemanha.

Perturbador, inquietante, polêmico, macabro, cruel, esses são alguns adjetivos que podem ser aplicados a este grande clássico do horror escrito e dirigido por um dos papas do giallo: o mestre Dario Argento. Podemos facilmente colocá-lo entre os melhores filmes do subgênero Giallo já produzidos, e na opinião de muitos o melhor filme de Dario Argento. Se é possível listar os melhores filmes do diretor,  O Pássaro das Plumas de Cristal, Prelúdio para Matar e Tenebre estariam, sem dúvida nenhuma, no topo da lista.

Dario Argento certa vez revelou que a história de Tenebre foi inspirada em um acontecimento perturbador que ele mesmo viveu, quando em 1980 um lunático passou a persegui-lo, telefonando para sua casa diariamente e ameaçando-o de morte. Felizmente, não passou de ameaças, mas de acordo com Argento, a experiência aterrorizante o inspirou a escrever Tenebre. Muitas reviravoltas, cenas de puro gore e um final escatológico: algumas das surpresas que você irá encontrar em Tenebre. Recomendo incondicionalmente. 


Título Original: Tenebre aka Tenebrae (1982)
Cor: Colorido
Região do DVD: Todas
Legenda: Português
Idiomas / Sistema de Som:
Inglês - Dolby Digital 2.0
Formatos de Tela: Widescreen


2 comentários:

  1. Ainda não vi esse filme. Mas pelo tipo de cenas brutais que você descreveu, parece mais um slasher do que um giallo.
    Apesar de que, guardando-se as devidas proporções de diferença, os slashers são o mesmo tipo de terror que os giallos, né? O que me parece a diferença principal é que esses últimos têm um clima mais policial e as cenas de morte são um pouquinho menos ´brabas`.rs

    ResponderExcluir
  2. Sim, Slasher e Giallo possuem elementos semelhantes, tendo este último inspirado o primeiro. Entretanto, Tenebre é considerado Giallo por alguns fatores, como por exemplo, as luvas pretas de couro usadas pelo assassino; cenas chocantes; nudez; e o mais importante: A direção de Dario Argento, que é um dos artífices do gênero. Obrigado pelo comentário e pela visita.

    Abraço.

    ResponderExcluir

Os comentários são muito bem vindos para o Hell Business, por isso caso tenha algo a acrescentar ao artigo ou apenas quer expressar sua opinião, não deixe de comentar. Você pode comentar de 3 maneiras:
1- Com sua conta no Blogger.
2- Com uma conta no Disqus (Twitter, Google etc).
3- Com sua conta no Facebook.
Para isso basta clicar nos botões acima das respectivas redes sociais.

O Reduto Dos Monstros

Sobre as resenhas: As resenhas publicadas aqui são produzidas exclusivamente para o site Hell Business e, em razão disso, caso você queira publicá-las em alguma mídia na internet, se faz necessário citar a fonte: "www.hellbusiness.com". Grato pela compreensão.




Curta no Facebook

Horror Movie Fans