sábado, 1 de agosto de 2009

Quatro Moscas no Veludo Cinza

Fechando a famosa trilogia dos "Bichos" de Argento, este giallo tem um título que faz um pouco mais de sentido e parte de uma velha crença popular de que as retinas de um morto registram a última coisa que ele viu. E, ao olhar nos olhos da vítima de um assassino misterioso, o roqueiro e detetive Roberto Tobias (Michael Brandon) enxerga justamente o que diz o título: Quatro moscas sobre veludo cinza! 

O filme é uma espécie de rascunho do que seria mais tarde sua Obra-Prima, "Profondo Rosso", de 1975. Em "4 Moscas..." é contada a história de um jovem baterista de um grupo de rock interpretado por Michael Brandon que acidentalmente mata um homem misterioso que o seguia. Já nessa sequência aparecem as cortinas vermelhas sendo abertas que revelam o cenário de um teatro, como em "Profondo Rosso". A estilização visual e os maneirismos típicos de Argento começam a surgir de forma mais consistente mostrando uma maturidade do cineasta. 

Os dois gialli anteriores e suas irregularidades são fruto de um criador ainda não amadurecido que ainda deixava fluir seu lado de cinéfilo e ex-crítico de cinema. Os climas criados por ele em "4 Moscas..." são muito eficientes. Em um momento ele transforma a cena de uma mulher sentada em um parque alegre e cheio de vida, em um pesadelo criando o horror a partir de uma situação simples, cotidiana, o mesmo ele faz na sequência do metrô e sua aterradora conclusão com a cena da seringa. A cena em que a lâmina da faca é mostrada ao centro do enquadramento descendo em direção a vítima é outro momento que será trabalhado no posterior "Profondo Rosso", assim como a cena final, com um criativo efeito especial de fotografia.

Mais uma vez a brilhante trilha-sonora foi do Maestro Ennio Morricone e de bônus ainda rola uma participação do ator pop-trash italiano Bud Spencer. Um filme que tem muitas qualidades, sem dúvida.

Título Original: 4 Mosche di Velluto Grigio
(1971)
Cor: Colorido
Região do DVD: Todas
Legenda: Português
Idiomas / Sistema de Som:
Italiano - Dolby Digital 2.0
Formatos de Tela: Widescreen

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos para o Hell Business, por isso caso tenha algo a acrescentar ao artigo ou apenas quer expressar sua opinião, não deixe de comentar. Você pode comentar de 3 maneiras:
1- Com sua conta no Blogger.
2- Com uma conta no Disqus (Twitter, Google etc).
3- Com sua conta no Facebook.
Para isso basta clicar nos botões acima das respectivas redes sociais.

O Reduto Dos Monstros

Importante: Os filmes disponíveis em minha lista não possuem lançamento no Brasil ou são filmes que caíram em domínio público ou tiveram o direito autoral expirado. Desta maneira o processo se torna legal e sem a alcunha de pirataria. É um processo similar ao que ocorre com livros, músicas e outras obras autorais. A depender da lei de cada país, após um determinado período de tempo (décadas), o copyright do filme expira e ele pode ser compartilhado e exibido em público sem o pagamento de direitos autorais.




Curta no Facebook

Horror Movie Fans