Por trás do homem simples e pacato, Pimm esconde um comportamento terrivelmente atormentado. Sua condição mental irá se agravar quando ele descobrir que pode realizar todos os seus desejos caso consiga invocar o espírito do Golem, um ser artificial mítico associado à tradição mística do judaísmo, particularmente à cabala, que pode ser trazido à vida através de um processo mágico. Já foram produzidos vários filmes, curtas e histórias em quadrinhos inspirados pela lenda do Golem, mas aqui estamos diante, ao meu ver, da melhor adaptação.
O Golem é uma possível inspiração para o clássico Frankenstein (obra de Mary Shelley). Na lenda judaica, o Golem é um ser animado que é feito de material inanimado, muitas vezes visto como um gigante de pedra. A criação do Golem seria a "Grande obra" dos alquimistas, ou seja, seguir os passos de Deus, colaborando com a criação. Entretanto, a sua criação seria sempre apenas uma sombra de qualquer criação de Deus. Ter um Golem como servo era considerado como o mais elevado símbolo de sabedoria e santidade, e existem muitos contos de Golems ligados a proeminentes rabinos através da Idade Média. No filme em questão, a estória é baseada na mais famosa narrativa do Golem, que envolve o rabino Judah Levi, de Praga, durante o século XVI. Diz-se que ele teria criado um para defender o gueto de Josefov em Praga contra ataques anti-semitas. Durante o dia, o rabino escondia o Golem no sótão da Antiga-Nova Sinagoga. Porém, a criatura se tornou violenta e começou a matar pessoas, espalhando o medo pela cidade. É daqui que o Carrasco de Pedra começa a sua saga. A estátua do Golem veio parar em um museu britânico e foi o único item a permanecer intacto após um incêndio no depósito do museu. Quando Pimm descobre que uma inscrição em Hebraico testifica que a estátua é o Golem original criado pelo rabino Judah Levi, o rapaz começa sua jornada em busca do segredo que poderá evocar o espírito adormecido da indestrutível criatura. Destaque para o ótimo e empolgante roteiro do filme, e também para a maquilagem do Gigante de Pedra, é realmente impressionante, sobretudo para a época em que o filme foi produzido. Mais um grande clássico de Horror que eu recomendo incondicionalmente.
“Aquele que encontrar o segredo aos meus pés o servirei para todo sempre.
Aquele que me acordar no século XVII, cuidado. Fogo não pode me destruir.
Aquele que me acordar no século XVIII, cuidado. Nem fogo, nem água pode me
destruir.
Aquele que me acordar no século XIX, cuidado. Nem fogo, nem água, nem
força pode me destruir.
Aquele que me acordar no século XX, cuidado. Nem fogo, nem água, nem
força, nem nada criado pelo Homem pode me destruir.
Aquele que me acordar no século XXI deve ser mandado por Deus. Porque neste
mundo o Homem não existe mais.”
Título Original: It! (1967)
Cor: Colorido
Região do DVD: Todas
Legenda: Português
Idiomas / Sistema de Som:
Inglês - Dolby Digital 2.0
Formatos de Tela: Widescreen
O filme estranho mas curioso mas prende .agora eu vi um filme que parecido com esse será que é a parte 2 do filme?porque no filme ela não morre 'e siste outro
ResponderExcluirOlá. De acordo com o site IMDB esse filme não tem continuação, mas qual era o nome do filme que você assistiu? Obrigado pelo comentário e pela visita.
ExcluirAbraço.