Home Ads

sábado, 26 de maio de 2012

O Mundo os Condenou

 

Fugindo de uma gangue de arruaceiros, um turista e uma jovem mulher caem em um precipício e são salvos por estranhas crianças geladas que vivem numa caverna subterrânea. Quando o casal pergunta às crianças o que fazem ali, elas respondem que estão em uma nave espacial viajando em direção a Terra.

 

O Mundo os Condenou (The Damned) é um filme de ficção científica produzido pelo lendário estúdio inglês Hammer Films, dirigido por Joseph Losey, originalmente lançado em 1963 e protagonizado por Macdonald Carey, Shirley Anne Field e Oliver Reed. O filme é baseado no romance "Os Filhos da Luz", de Lawrence HL, e foi finalizado entre maio e junho de 1961, mas lançado na Grã-Bretanha apenas em 1963, devido certamente a razões políticas.

Para quem estava com saudade dos clássicos da Hammer na Resenha da Semana, eis aqui mais um excelente filme da lendária produtora inglesa a fazer parte do Acervo Hell Business. Este vem do tempo em que a produtora ainda estava despontando como um notável Estúdio, mas já nesta época eternizava grandes clássicos como Terror que Mata e A Maldição de Frankenstein.

O diretor Joseph Losey é norte-americano, mas pelo fato de ser comunista entrou para a lista negra de Hollywood e se viu obrigado a se mudar para a Grã-Bretanha. Mesmo com tanto atraso para o seu lançamento, o filme ainda teve que passar pela temível tesoura da censura, perdendo 96 minutos de película na Grã-Bretanha e 77 minutos na América. Mas não se assustem, aqui no Hell Business está disponível a versão sem cortes, finalmente lançada pela Hammer nos EUA no ano de 2010.

Ao fazermos uma leitura histórica do filme, podemos entender e lamentar o porquê de tanta censura. O filme foi produzido durante o auge da guerra fria e nessa época as mensagens subliminares contidas em alguns filmes poderiam ser perigosas e dependiam da interpretação dos censores. Em grande parte da película podemos sentir o clima pesado, a tensão e o temor diante da possibilidade de que uma terceira guerra estoure a qualquer momento, paranoia típica dos tempos de guerra fria e que deram seus sinais também no cinema. A terrível iminência de uma guerra atômica que varreria o homem da terra e as conspirações de guerra também se fazem presentes neste que foi considerado o ponto alto da primeira onda dos filmes britânicos de ficção científica no pós-guerra. Um deleite aos fãs da antológica Hammer Films e do bom e velho cinema de ficção científica. Recomendo incondicionalmente.

Título Original: The Damned aka These Are the Damned (1963)
Cor: P & B
Região do DVD: Todas
Legenda: Português
Idiomas / Sistema de Som:
Inglês - Dolby Digital 2.0
Formatos de Tela: Widescreen


4 comentários:

  1. Estou vendo "O mundo os condenou". Muito bom filme, e fica a impressão de que é a ideia que principiou a saga dos filmes sobre mutantes, como "X-men".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Concordo, o filme é ótimo. Não tinha pensado nisso, mas realmente é uma possibilidade. Obrigado pelo comentário e pela visita.

      Abraço.

      Excluir
  2. Acabei de ver o filme " O mundo os condenou" e em tempos de pandemia ele é muito atual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Bem lembrado, preciso rever ele, a última vez que assisti já faz tempo. Obrigado pelo comentário e pela visita.

      Abraço.

      Excluir

Os comentários são muito bem vindos para o Hell Business, por isso caso tenha algo a acrescentar ao artigo ou apenas quer expressar sua opinião, não deixe de comentar. Você pode comentar de 3 maneiras:
1- Com sua conta no Blogger.
2- Com uma conta no Disqus (Twitter, Google etc).
3- Com sua conta no Facebook.
Para isso basta clicar nos botões acima das respectivas redes sociais.

O Reduto Dos Monstros

Sobre as resenhas: As resenhas publicadas aqui são produzidas exclusivamente para o site Hell Business e, em razão disso, caso você queira publicá-las em alguma mídia na internet, se faz necessário citar a fonte: "www.hellbusiness.com". Grato pela compreensão.




Curta no Facebook

Horror Movie Fans