sábado, 27 de abril de 2013

Seis Mulheres para o Assassino

Uma jovem modelo é assassinada dentro de um ateliê de moda e o seu diário se torna o principal documento para a elucidação do caso. Mas, antes que o diário chegue nas mãos da polícia, ele desaparece misteriosamente. A partir de então, entra em cena um assassino em série a perseguir as demais modelos que moram na casa.

 Seis Mulheres para o Assassino (Sei donne per l'assassino), também conhecido como 'Blood and Black Lace' é um filme de horror italiano originalmente lançado em 1964, dirigido pelo mestre Mario Bava e estrelado por Cameron Mitchell, Eva Bartok e Thomas Reiner. É considerado o primeiro filme Giallo da história, subgênero do Terror que teve seu auge nas décadas de 1970 e 1980.

Muitas vezes eu uso o termo 'clássico' para designar filmes notáveis, cultuados e também para os filmes mais antigos que são considerados clássicos do gênero pelo seu pioneirismo. Bom, o filme em questão se enquadra neste último caso, mas também abrange os demais, pois estamos diante de um filme muito importante para a história do cinema em geral. Além de inaugurar um gênero, o filme influenciou uma gama de cineastas, que vai de Dario Argento a Pedro Almodovar, passando por Martin Scorsese e Tarantino, só para citar alguns poucos. Na verdade, o filme criou as bases do cinema de terror que seria explorado nas décadas seguintes por Hollywood; o assassino em série, o sadismo, a perseguição de jovens, os assassinatos bizarros e muitos dos posteriores clichês do cinema de terror foram inaugurados por Bava neste filme e disseminados em Hollywood através dos chamados Slashers.

Em termos técnicos, vale destacar o trabalho de Bava com as cores: Uma mistura inebriante de cores fortes que produz uma atmosfera perfeita aos propósitos do filme, tornando-o atraente também por sua estética. Mesmo sendo produzido com orçamento modesto, Bava dá, como se era de esperar, pois ele já havia dirigido os excelentes Black Sabbath e Black Sunday, um show de virtuosidade com a câmera, usando os recursos possíveis: Na cena em que a câmera vagueia pela casa, o diretor simplesmente colocou a filmadora em um carrinho de bebê e fez as filmagens empurrando-o pelo ambiente. Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos eu não conseguiria demonstrar por completo toda a importância e influência que este filme possui, portanto, sem mais delongas, só tenho uma coisa a dizer: assista-o! Recomendo incondicionalmente.


Título Original: Sei Donne Per L'assassino  aka Blood and Black Lace (1964)
Cor: Colorido
Região do DVD: Todas
Legenda: Português
Idiomas / Sistema de Som:
Inglês - Dolby Digital 2.0
Italiano - Dolby Digital 2.0
Formatos de Tela: Widescreen

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos para o Hell Business, por isso caso tenha algo a acrescentar ao artigo ou apenas quer expressar sua opinião, não deixe de comentar. Você pode comentar de 3 maneiras:
1- Com sua conta no Blogger.
2- Com uma conta no Disqus (Twitter, Google etc).
3- Com sua conta no Facebook.
Para isso basta clicar nos botões acima das respectivas redes sociais.

O Reduto Dos Monstros

Importante: Os filmes disponíveis em minha lista não possuem lançamento no Brasil ou são filmes que caíram em domínio público ou tiveram o direito autoral expirado. Desta maneira o processo se torna legal e sem a alcunha de pirataria. É um processo similar ao que ocorre com livros, músicas e outras obras autorais. A depender da lei de cada país, após um determinado período de tempo (décadas), o copyright do filme expira e ele pode ser compartilhado e exibido em público sem o pagamento de direitos autorais.




Curta no Facebook

Horror Movie Fans