Home Ads

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Christopher Lee - Uma Lenda do Cinema

Christopher Lee ĂŠ o Ăşnico ainda vivo (nascido em 1922), de um grupo de atores que moldaram o cinema de Horror ao longo dos anos 50, 60 e 70 do sĂŠculo passado, ao lado de Vincent Price (1911-1993), Peter Cushing (1913-1994), John Carradine (1906-1988) e Donald Pleasence (1919-1995), entre outros, e que tem sua carreira principalmente marcada pelas interpretaçþes como o Conde DrĂĄcula (da produtora inglesa “Hammer”) e diversos outros vilĂľes igualmente significativos. Mesmo com a idade avançada, Lee continua atuando marcando sua presença em filmes importantes como “A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (99)”, “O Senhor dos AnĂŠis: A Sociedade do Anel” (2001), “O Senhor dos AnĂŠis: As Duas Torres” (2002), “Star Wars: EpisĂłdio II – Ataque dos Clones” (2002), “Star Wars: EpisĂłdio III – A Vingança dos Sith” (2005), “Rios Vermelhos 2: Anjos do Apocalipse” (2004), e outros.

Christopher Frank Carandini Lee nasceu no dia 27 de maio de 1922 em Londres, Inglaterra, filho do Tenente-Coronel Geoffrey Trollope Lee e de Marchesina Estelle Marie Carandini di Sarzano, a neta de um refugiado italiano, mas seus pais acabaram se separando em 1926 e Marchesina levaria Lee e sua irmĂŁ Xandra.

Enquanto Lee ainda era uma criança, sua mãe retornara para Londres e casara novamente com um banqueiro chamado Harcourt George St.-Croix, primo de Ian Fleming, autor dos livros de James Bond. Entretanto, futuramente ela se separaria de novo. Depois de estudar no Wellington College dos 14 aos 17 anos, Lee trabalhou para algumas empresas navais atÊ o ano de 1941, quando se alistou na força aÊrea real e lutou na Segunda Guerra Mundial, onde saiu com a patente de tenente.

Depois de ser liberado do serviço militar, optou pela carreira de ator, conseguindo um contrato de sete anos com a produtora “Rank Organization”. ApĂłs discutir seu interesse com o seu tio Nicolò Carandini, o embaixador italiano, acaba começando em pequenas participaçþes em filmes como Escravo do Passado (1948). Lee tambĂŠm participou brevemente do filme Hamlet (1948) de Laurence Olivier, onde apareceu tambĂŠm seu futuro parceiro de filmes e amigo pessoal, Peter Cushing. Ambos os atores apareceriam em Moulin Rouge (1952), mas contracenariam juntos apenas nos filmes de terror.

Nos primeiros anos da dĂŠcada de 50, Lee participou de numerosos filmes e produçþes para a televisĂŁo, entretanto o estrelato viria apenas apĂłs sua associação com a “Hammer Film Productions”. LĂĄ, Christopher Lee começaria com A Maldição de Frankestein (1957), em seguida seu papel mais lembrado, como DrĂĄcula em Vampiro da Noite (1958), e depois com A MĂşmia (1959) e O CĂŁo dos Baskervilles (1959), todos co-estrelados por Peter Cushing. Lee faria mais filmes no papel do vampiro DrĂĄcula, nas sequĂŞncias durante as dĂŠcadas de 60 e princĂ­pio de 70, totalizando seis filmes neste papel, cinco na Hammer.

Durante este perĂ­odo, ele fez vĂĄrias participaçþes como Fu Manchu, sendo que o mais notĂłrio foi o primeiro da sĂŠrie, The Face of Fu Manchu (1965), e mais um monte de produçþes na Europa. Com sua prĂłpria produtora, a “Charlemagne Productions Ltd.”, Lee fez Terror na Penumbra (1972) e Uma Filha Para o Diabo (1976).

A partir da metade da dĂŠcada de 70, Christopher Lee resolveu descolar um pouco das produçþes de terror e finalmente conseguiu conquistar a AmĂŠrica, principalmente com o papel do vilĂŁo Francisco Scaramanga em 007 Contra o Homem da Pistola de Ouro (1974). A partir de entĂŁo, Lee tornou-se um dos atores mais ocupados de Hollywood, com diversas produçþes para a TV e cinema, tanto nos Estados Unidos quanto na Inglaterra. A carreira de Christopher Lee ĂŠ revitalizada no começo do sĂŠculo 21 com apariçþes marcantes em duas das franquias mais rentĂĄveis da histĂłria do cinema: O Senhor dos AnĂŠis: A Sociedade do Anel (2001) e As Duas Torres (2002) como o mago Saruman, e Star Wars: EpisĂłdio II - O Ataque dos Clones (2002) e Star Wars: EpisĂłdio III – A Vingança dos Sith (2005), como o Conde Dooku (ou Dookan, como queiram). Seu trabalho ĂŠ reconhecido no ano de 2001 em sua terra natal quando recebe a “Comenda da Ordem do ImpĂŠrio Britânico” por sua contribuição para a arte, merecidĂ­ssimo por sinal. Todo este ritmo de trabalho nĂŁo parou no cinema: Lee chegou a dublar personagens em games como “Kingdom Hearts II” e “GoldenEye: Rogue Agent”, e ĂŠ claro aguardamos ainda mais deles.

Para conferir a lista completa de filmes com Christopher Lee na lista Hell Business CLIQUE AQUI.



Texto escrito por Gabriel PaixĂŁo.

Nenhum comentĂĄrio:

Postar um comentĂĄrio

Os comentĂĄrios sĂŁo muito bem vindos para o Hell Business, por isso caso tenha algo a acrescentar ao artigo ou apenas quer expressar sua opiniĂŁo, nĂŁo deixe de comentar. VocĂŞ pode comentar de 3 maneiras:
1- Com sua conta no Blogger.
2- Com uma conta no Disqus (Twitter, Google etc).
3- Com sua conta no Facebook.
Para isso basta clicar nos botĂľes acima das respectivas redes sociais.

O Reduto Dos Monstros

Sobre as resenhas: As resenhas publicadas aqui sĂŁo produzidas exclusivamente para o site Hell Business e, em razĂŁo disso, caso vocĂŞ queira publicĂĄ-las em alguma mĂ­dia na internet, se faz necessĂĄrio citar a fonte: "www.hellbusiness.com". Grato pela compreensĂŁo.




Curta no Facebook

Horror Movie Fans