Home Ads

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Na Solidão da Noite

Homem é convidado para passar o final de semana em uma fazenda e fica aterrorizado quando reconhece nos demais convidados as pessoas que povoam os seus recorrentes pesadelos. Para acalmá-lo, cada um dos hóspedes conta uma história intrigante da qual vivenciou, na tentativa de mostrar ao homem que histórias fantásticas são mais comuns do que ele pensa.

 'Na Solidão da Noite' (Dead of Night) é uma antologia britânica de horror originalmente lançada em 1945, produzida pela Ealing Studios, com direção de Alberto Cavalcanti, Charles Crichton, Basil Dearden e Robert Hamer. Em seu elenco, o filme conta com Michael Redgrave, Mervyn Johns, Frederick Valk e Roland Culver.

Considerado a primeira antologia de horror da história do cinema e grande referência para antologias consagradas como 'Além da Imaginação', esta preciosidade do cinema ainda conta com a direção do brasileiro Alberto Cavalcanti em dois dos cinco contos que compõe a antologia. Após ter realizado diversos filmes na França e Inglaterra, Alberto Cavalcanti retornou ao Brasil e se tornou uma figura importante para a cinematografia nacional, sendo um dos fundadores da Companhia Cinematográfica Vera Cruz.

'Dead of Night' é, sem dúvida nenhuma, um dos filmes mais importantes da história do cinema, tanto pelo seu pioneirismo, pois estamos falando de uma produção da década de 1940 que estabeleceu as bases das antologias de horror no cinema, tanto quanto pelo seu conteúdo, uma vez que trata-se de um filme que reúne contos que se tornaram clássicos e inesquecíveis. Após o conto 'Ventriloquist's Dummy', os bonecos nunca mais foram brinquedos inofensivos no cinema, se tornaram macabros. Os pesadelos recorrentes no cinema de horror também são um legado de 'Dead of Night', que também inspirou os cosmólogos Fred Hoyle, Thomas Gold e Hermann Bondi a desenvolverem a teoria do estado estacionário do universo. O grande diretor Martin Scorsese declarou recentemente que 'Dead of Night' é um dos filmes mais assustadores que ele já viu.

O conto intitulado 'Christmas Party' é vagamente baseado em um misterioso assassinato ocorrido na Inglaterra em 1860 e que deu muito trabalho para a polícia, tendo este caso sido responsável pelo surgimento da investigação científica moderna. Mais do que um simples filme de horror, 'Dead of Night' é um monumento ao gênero e, desta forma, obrigatório a todo cinéfilo. Recomendo incondicionalmente.


Título Original: Dead of Night (1945)
Cor: P & B
Região do DVD: Todas
Legenda: Português
Idiomas / Sistema de Som:

Dublado em Português - Estéreo
Inglês - Dolby Digital 2.0
Formatos de Tela: Fullscreen



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos para o Hell Business, por isso caso tenha algo a acrescentar ao artigo ou apenas quer expressar sua opinião, não deixe de comentar. Você pode comentar de 3 maneiras:
1- Com sua conta no Blogger.
2- Com uma conta no Disqus (Twitter, Google etc).
3- Com sua conta no Facebook.
Para isso basta clicar nos botões acima das respectivas redes sociais.

O Reduto Dos Monstros

Sobre as resenhas: As resenhas publicadas aqui são produzidas exclusivamente para o site Hell Business e, em razão disso, caso você queira publicá-las em alguma mídia na internet, se faz necessário citar a fonte: "www.hellbusiness.com". Grato pela compreensão.




Curta no Facebook

Horror Movie Fans