Home Ads

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

As Origens do Horror Moderno

AtÊ o final dos anos 1950, o cinema clåssico narrativo pautava-se pelo famoso "happy ending": os filmes tinham que necessariamente terminar com um final feliz. Esta convenção tinha como princípio ativar a consciência moral do espectador e fazê-lo agir no mundo concreto pelo exemplo regenerador do plano simbólico. No gênero de Horror não era diferente, por mais que a ameaça fosse aterradora, no final tudo voltava à normalidade inicial e mocinho e mocinha viviam felizes para sempre.

Com os avanços da psicanĂĄlise e as novas descobertas cientĂ­ficas, as artes passaram a ser vistas como uma forma de "canalizar a violĂŞncia, satisfazer as disposiçþes do imaginĂĄrio, liberar fantasias, enfim "descarregar" os impulsos considerados inevitĂĄveis, como uma vĂĄlvula reguladora"¹. No cinema de Horror a função social do espetĂĄculo começou a mudar em 1960, quando o mestre Alfred Hitchcock apresentou ao mundo o seu clĂĄssico Psicose, filme que ditaria as bases do horror moderno. Pela primeira vez no cinema, a protagonista teria um final trĂĄgico, e o tĂŁo usual Happy Ending se viu ameaçado. AlĂŠm disso, a ameaça assustadora, elemento central no cinema de Horror, antes um fenĂ´meno exterior, distante, associado ao meio rural, passou a adentrar os lares urbanos.



Com tantas atrocidades cometidas durante a guerra do VietnĂŁ e propagadas atravĂŠs da televisĂŁo, nĂŁo convinha mais representar os atos humanos apenas com boas açþes: seu lado macabro deveria ser explicitado, e o Horror se encarregou de fazĂŞ-lo. Em 1964, H.G. Lewis, o pai do Gore, lançava o seminal Banquete de Sangue (1963), um filme polĂŞmico e repleto de violĂŞncia grĂĄfica. 


Em 1968, em meio aos protestos por direitos civis, George Romero fortalecia o movimento de contracultura com o clĂĄssico A Noite dos Mortos Vivos, uma verdadeira obra prima do Horror moderno.
Nos anos 1990, quando os filmes de JosÊ Mojica Marins começaram a ser lançados no exterior, cinÊfilos do mundo todo se espantavam com o fato de no Brasil da dÊcada de 1960 existirem filmes tão violentos e inovadores na linguagem. Com ZÊ do Caixão, o Brasil inseria-se no contexto moderno do cinema de Horror, e a sanguinolência estava apenas começando.


Texto escrito por Alvaro Nunes, Bacharel em HistĂłria - MemĂłria e Imagem pela UFPR e Especialista em Cinema pela UNESPAR.

Notas:
1 - XAVIER, Ismail. O olhar e a cena – Melodrama, Hollywood, Cinema Novo, Nelson Rodrigues. SĂŁo Paulo: Cosac & Naif, p. 78, 2003.

Nenhum comentĂĄrio:

Postar um comentĂĄrio

Os comentĂĄrios sĂŁo muito bem vindos para o Hell Business, por isso caso tenha algo a acrescentar ao artigo ou apenas quer expressar sua opiniĂŁo, nĂŁo deixe de comentar. VocĂŞ pode comentar de 3 maneiras:
1- Com sua conta no Blogger.
2- Com uma conta no Disqus (Twitter, Google etc).
3- Com sua conta no Facebook.
Para isso basta clicar nos botĂľes acima das respectivas redes sociais.

O Reduto Dos Monstros

Sobre as resenhas: As resenhas publicadas aqui sĂŁo produzidas exclusivamente para o site Hell Business e, em razĂŁo disso, caso vocĂŞ queira publicĂĄ-las em alguma mĂ­dia na internet, se faz necessĂĄrio citar a fonte: "www.hellbusiness.com". Grato pela compreensĂŁo.




Curta no Facebook

Horror Movie Fans