Home Ads

domingo, 14 de junho de 2020

Twentynine Palms

Casal de namorados decide fazer uma road trip da cidade de Los Angeles atĂŠ o deserto de Twentynine Palms. Durante o trajeto, eles alternam momentos de alegria e tensĂŁo, atĂŠ serem surpreendidos por um grupo de psicopatas.

Twentynine Palms Ê um filme francês originalmente lançado em 2003, dirigido por Bruno Dumont e estrelado por Yekaterina Golubeva e David Wissak.

Certa feita, o grande cineasta RogĂŠrio Sganzerla indagou outro grande nome do cinema brasileiro, Julio Bressane, com o seguinte problema: O que seria o horror? Ao que Bressane responde de bate-pronto: Eu sei que o horror nĂŁo estĂĄ no horror. A “resposta” de Bressane nĂŁo ĂŠ uma resposta, visto que respostas nunca serĂŁo dadas por aqueles que prezam pelo conhecimento. A resposta de Bressane ĂŠ uma problematização, isto ĂŠ, busca ampliar o conhecimento acerca do horror.

A problemĂĄtica de que o horror nĂŁo estĂĄ no horror nos leva a, pelo menos, duas possibilidades: a primeira possibilita pensar que noçþes de belo e feio sĂŁo ideolĂłgicas, portanto, filmes de horror podem ser belos enquanto filmes que pretendem ser belos podem ser um horror. “É por isso que eles sĂŁo horrorosos e nĂłs somos Ăłtimos”, disse Sganzerla apĂłs Bressane colocar o problema. A segunda possibilidade ĂŠ a seguinte: o horror nĂŁo estĂĄ no horror porque ele ĂŠ capaz de transitar entre os gĂŞneros do cinema, ou seja, um drama pode ser um filme de horror, enquanto que um filme classificado como de horror pode ser apenas um filme para entreter adolescentes. É o famoso paradoxo do tipo: Cartola ĂŠ mais Rock and Roll do que Bon Jovi.

É a partir desta segunda possibilidade que podemos ver Twentynine Palms (2003) como um filme de horror. Um drama polêmico, complexo, chocante, pode sim ser um filme de horror. O homem, sem que ele seja um monstro vindo do espaço ou um ente sobrenatural, foi e é responsável pelos horrores que vemos ao longo da história. Aliás, os melhores filmes de monstros sobrenaturais e todo o horror presente nestes filmes nada mais são do que instigantes alegorias críticas do horror real que vemos no mundo a cada dia.

A atmosfera sufocante, angustiante e sombria e o desfecho macabro de Twentynine Palms certamente o colocam como um dos melhores filmes de horror jĂĄ feitos.  O filme de Bruno Dumont aparece na posição 38 da lista dos 100 melhores filmes de todos os tempos feita pela Slant Magazine. Recomendo incondicionalmente.


TĂ­tulo Original: Twentynine Palms (2003)
Cor: Colorido
RegiĂŁo do DVD: Todas
Legenda: PortuguĂŞs
Idiomas / Sistema de Som:

InglĂŞs - Dolby Digital 2.0
Formatos de Tela: Widescreen


Nenhum comentĂĄrio:

Postar um comentĂĄrio

Os comentĂĄrios sĂŁo muito bem vindos para o Hell Business, por isso caso tenha algo a acrescentar ao artigo ou apenas quer expressar sua opiniĂŁo, nĂŁo deixe de comentar. VocĂŞ pode comentar de 3 maneiras:
1- Com sua conta no Blogger.
2- Com uma conta no Disqus (Twitter, Google etc).
3- Com sua conta no Facebook.
Para isso basta clicar nos botĂľes acima das respectivas redes sociais.

O Reduto Dos Monstros

Sobre as resenhas: As resenhas publicadas aqui sĂŁo produzidas exclusivamente para o site Hell Business e, em razĂŁo disso, caso vocĂŞ queira publicĂĄ-las em alguma mĂ­dia na internet, se faz necessĂĄrio citar a fonte: "www.hellbusiness.com". Grato pela compreensĂŁo.




Curta no Facebook

Horror Movie Fans