Home Ads

segunda-feira, 7 de agosto de 2017

A Sombra de uma Dúvida

A jovem Charlie vive uma vida simples e monótona em uma pequena e pacata cidade da Califórnia. Tudo começa a mudar com a chegada de seu tio Charlie, um homem misterioso que irá transformar para sempre a vida de sua sobrinha. 

A Sombra de uma Dúvida (Shadow of a Doubt) é um filme estadunidense de suspense, originalmente lançado em 1943, dirigido por Alfred Hitchcock e estrelado por Teresa Wright, Joseph Cotten e Macdonald Carey. O roteiro do filme foi co-escrito por Alma Reville (esposa de Hitchcock), Thornton Wilder e Sally Benson, e foi indicado ao Oscar de melhor roteiro original.

O senso comum diz que Alfred Hitchcock é o mestre do suspense. Uma análise mais atenta à obra do cineasta evidenciará que Hitchcock, para além de ser o mestre de um gênero, é, na verdade, um dos grandes mestres do cinema em todos os tempos. Hitchcock  foi determinante na transição do cinema clássico para o moderno em Hollywood.

Antes de Hitchcock, o suspense no cinema, criado por D.W Griffth no início do século XX, era somente a superação de obstáculos físicos, ancorado na montagem paralela: o vilão perseguia a mocinha que, para escapar, tinha que superar obstáculos materiais. Enquanto a mocinha era ameaçada pelo vilão, o herói estava a caminho e o suspense era criado na superação de obstáculos materiais e corrida contra o tempo. No final, as cenas paralelas se convergiam e o herói derrotava o vilão, salvando a mocinha. Este tipo de suspense foi hegemônico até a década de 1930, quando Hitchcock criou o suspense psicológico, muito mais aterrorizante do que o suspense da montagem paralela.

Discípulo de Murnau e herdeiro da tradição formalista clássica, Hitchcock foi elevado à categoria de mestre por ninguém mais ninguém menos do que Jean-Luc Godard, François Truffaut e os artífices da Nouvelle Vague. Na visão destes cineastas, Hitchcock era gênio por construir filmes densos, inteligentes e autorais, mesmo estando inserido no circuito industrial de Hollywood.

Este equilíbrio entre a arte e o produto industrial, algo fundamental para o cinema, é uma das marcas do grande cineasta inglês. Seus filmes eram construídos em pelo menos dois níveis: o primeiro e mais imediato era o da história; e o segundo e mais profundo era o do tema ao qual o diretor se propunha a discutir. Este segundo nível, certamente mais importante que o primeiro, encontra-se na forma do filme.

Seus filmes são verdadeiras aulas de cinema em uma forma cinética na qual importa menos ”o que” será contado do que “o como”. O “o que” é o conteúdo, o “como” é a forma. E é justamente o “como” Alfred Hitchcock conta suas histórias que o coloca como um mestre do cinema. É através do uso cirúrgico da linguagem cinematográfica que Alfred Hitchcock constrói a sua mise-en-scène, trabalhando em um nível em que conteúdo e forma interagem, sendo que está última acaba tendo papel preponderante.

Em sua antológica entrevista a François Truffaut, Hitchcock revelou que A Sombra de uma Dúvida era seu filme favorito, pois adorava levar o mal a uma cidadezinha pequena e pacata. O filme é uma aula de linguagem cinematográfica, e foi um dos mais citados como exemplo de como trabalhar com a linguagem do cinema no clássico livro A Linguagem Cinematográfica, de Martin Marcel. A cena mais emblemática do filme, em que o tio Charlie chega na estação, é um grande exemplo de como a forma do filme é capaz de transmitir ideias e contar a história. Com uma iluminação expressionista, que contribui decididamente para o efeito dramático pretendido, o filme aproxima-se ao gênero Noir, ao mesmo tempo em que faz inúmeras referências ao universo do vampirismo. Na composição das cenas, Hitchcock utiliza movimentos de câmera, planos e ângulos de maneira magistral e que, longe de apenas enquadrar pessoas e objetos, constrói significados e faz aquilo que em Kant é a função da arte: unir o sensível ao inteligível. Recomendo incondicionalmente.

Título Original: Shadow of a Doubt (1943)
Cor: P & B
Região do DVD: Todas
Legenda: Português
Idiomas / Sistema de Som:

Dublado em Português - Estéreo
Inglês - Dolby Digital 2.0
Formatos de Tela: Fullscreen

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos para o Hell Business, por isso caso tenha algo a acrescentar ao artigo ou apenas quer expressar sua opinião, não deixe de comentar. Você pode comentar de 3 maneiras:
1- Com sua conta no Blogger.
2- Com uma conta no Disqus (Twitter, Google etc).
3- Com sua conta no Facebook.
Para isso basta clicar nos botões acima das respectivas redes sociais.

O Reduto Dos Monstros

Sobre as resenhas: As resenhas publicadas aqui são produzidas exclusivamente para o site Hell Business e, em razão disso, caso você queira publicá-las em alguma mídia na internet, se faz necessário citar a fonte: "www.hellbusiness.com". Grato pela compreensão.




Curta no Facebook

Horror Movie Fans