Home Ads

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Trágica Obsessão

Dezesseis anos após perder mulher e filha em um trágico sequestro, um rico empresário encontra uma moça idêntica a sua esposa e apaixona-se novamente. Às vésperas de seu casamento, o homem encontra-se novamente confrontado com o seu mais terrível pesadelo: sua noiva é sequestrada e ele fará de tudo para que a tragédia não se repita.

Trágica Obsessão (Obsession) é um filme estadunidense de suspense, originalmente lançado em 1975, dirigido por Brian De Palma e estrelado por Cliff Robertson, Geneviève Bujold e John Lithgow.

A partir da segunda metade da década de 1970, e sobretudo na década seguinte, os jovens cineastas que iniciavam suas carreiras se depararam com um problema histórico no cinema: Como filmar de maneira minimamente original após 80 anos de intensa cinematografia? A sensação era de ter chegado tarde demais. A Mise em scène clássica havia atingido o seu auge com os grandes mestres no período clássico e estava em crise. A energia e criatividade  do cinema moderno, qua havia implodido as bases do cinema clássico, dava sinais de esgotamento. A imagem cinematográfica havia perdido a sua inocência, filmar se tornou um martírio.

É neste instante que é identificado na História do cinema o período Maneirista (termo emprestado da teoria da arte), momento em que os cineastas se voltam para o período clássico do cinema, buscando resgatar os grandes mestres da sétima arte, dando-lhes contemporaneidade. Filmar "a maneira" dos mestres, conferindo-lhes uma nova roupagem era uma forma de sair do marasmo a que se encontrava a sétima arte. O período foi profícuo e lançou dezenas de realizadores talentosos, configurando-se como um momento de transição entre o cinema moderno e o contemporâneo.

Trágica Obsessão foi um dos primeiros filmes maneiristas, e o mestre evocado é o grande Alfred Hitchcock, mais precisamente o clássico Um corpo que cai (1958). De maneira primorosa, Brian de Palma atualiza o palco de representações que marcaram o clássico de Hitchcock  e "restaura" toda a trama e o suspense hitchcockiano. São belíssimas as metáforas presentes no filme e que sempre nos remetem à obsessão de Brian de Palma em recriar a obra de Hitchcock, obsessão esta que culminaria com o clássico Dublê de Corpo (1984). Recomendo incondicionalmente.


Título Original: Obsession (1976)
Cor: Colorido
Região do DVD: Todas
Legenda: Português
Idiomas / Sistema de Som:
 

Inglês - Dolby Digital 5.1
Formatos de Tela: Widescreen


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos para o Hell Business, por isso caso tenha algo a acrescentar ao artigo ou apenas quer expressar sua opinião, não deixe de comentar. Você pode comentar de 3 maneiras:
1- Com sua conta no Blogger.
2- Com uma conta no Disqus (Twitter, Google etc).
3- Com sua conta no Facebook.
Para isso basta clicar nos botões acima das respectivas redes sociais.

O Reduto Dos Monstros

Sobre as resenhas: As resenhas publicadas aqui são produzidas exclusivamente para o site Hell Business e, em razão disso, caso você queira publicá-las em alguma mídia na internet, se faz necessário citar a fonte: "www.hellbusiness.com". Grato pela compreensão.




Curta no Facebook

Horror Movie Fans