segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

O Universo Sombrio de Joe D'Amato

Um assassino canibal que aterroriza turistas; uma ilha repleta de mortos vivos; uma expedição perigosa que resultará em estripação, magia negra, sexo hardcore e muito gore: Todo o inferno se liberta no universo sombrio e macabro de Joe D'Amato.

Joe D'Amato, pseudônimo de Aristide Massaccesi, foi um profícuo cineasta italiano conhecido por suas imersões no universo do Horror e do gótico. D'Amato é o típico cineasta cinéfilo, um realizador que não teve medo de trabalhar com o gênero cinematográfico, tendo realizado filmes de guerra, western, ação, épicos, históricos, aventura, pornô e horror. Entre os cargos de produtor, roteirista, operador de câmera, diretor de fotografia e diretor, D'Amato participou de mais de 200 filmes. Ele é o artista com mais pseudônimos da história, e os usava para que não fosse estigmatizado, e também porque pseudônimos em inglês ajudavam na comercialização de seus filmes nos Estados Unidos. O cineasta já trabalhou com grandes nomes do cinema italiano como Mario Bava, Umberto Lenzi, Bruno Mattei, Fabrizio Laurenti e até com o famoso ator pornô Rocco Siffredi.



No Horror, D'Amato ficou famoso pelas produções extremamente violentas, polêmicas e associadas ao cinema de exploração. A hibridação de gêneros cinematográficos é uma característica do cinema do polêmico diretor italiano, que fazia as categorias dialogarem, sendo um dos pioneiros a unir horror e pornô hardcore. O diretor italiano é considerado um Sadeano, isto é, um realizador que trabalha com temas caros ao famigerado Marquês de Sade. Filmes como Buio Omega (1979), Antropophagus (1980),
Rosso Sangue (1981), Zombie Holocaust (1980), Erotic Nights of the Living Dead (1980), Emanuelle and the Last Cannibals (1977), Images In A Convent (1979) e Porno Holocaust (1981) se tornaram grandes clássicos do cinema maldito. Recomendo incondicionalmente.


Texto escrito por Alvaro Nunes, Bacharel em História - Memória e Imagem pela UFPR e Especialista em Cinema pela UNESPAR.

2 comentários:

  1. Muito bom. Eu assisti o Pornô Holocausto. Filme muito louco, mas, bem divertido. rsrs Eu não conhecia os filmes do Joe D'Amato. Esse final de semana vou conferir A Noite Erótica dos Mortos Vivos. Já anotei os outros filmes que você mencionou no post. Quero conferir todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rickardo. Concordo...rs. Fico feliz que tenha gostado do artigo. Obrigado pelo comentário e pela visita.

      Abraço.

      Excluir

Os comentários são muito bem vindos para o Hell Business, por isso caso tenha algo a acrescentar ao artigo ou apenas quer expressar sua opinião, não deixe de comentar. Você pode comentar de 3 maneiras:
1- Com sua conta no Blogger.
2- Com uma conta no Disqus (Twitter, Google etc).
3- Com sua conta no Facebook.
Para isso basta clicar nos botões acima das respectivas redes sociais.

O Reduto Dos Monstros

Importante: Os filmes disponíveis em minha lista não possuem lançamento no Brasil ou são filmes que caíram em domínio público ou tiveram o direito autoral expirado. Desta maneira o processo se torna legal e sem a alcunha de pirataria. É um processo similar ao que ocorre com livros, músicas e outras obras autorais. A depender da lei de cada país, após um determinado período de tempo (décadas), o copyright do filme expira e ele pode ser compartilhado e exibido em público sem o pagamento de direitos autorais.




Curta no Facebook

Horror Movie Fans