Home Ads

quinta-feira, 19 de março de 2020

Inverno de Sangue em Veneza

Após perder a filha em um trágico acidente, o casal John e Laura Baxter viaja até Veneza na tentativa de superar o luto. Na cidade italiana, John inicia um trabalho de restauração de uma antiga igreja católica. A vida do casal muda completamente quando uma idosa com poderes mediúnicos lhes comunica que teve contato com a filha falecida e que, na mensagem, a criança diz que eles correm perigo e pede que saiam de Veneza. John não acredita na mensagem, mas passa a ter visões sombrias a partir de então. Enquanto isso, um serial killer aterroriza a cidade.

Inverno de Sangue em Veneza (Don't Look Now) é um filme ítalo-britânico originalmente lançado em 1973, dirigido por Nicolas Roeg e estrelado por Julie Christie, Donald Sutherland e Hilary Mason. O roteiro do filme foi inspirado no conto homônimo de Daphne du Maurier.

Ao longo da história do cinema, muitos filmes superaram o mero entretenimento para se apresentarem como verdadeiras obras primas da sétima arte. É o caso de Inverno de Sangue em Veneza, um filme altamente sofisticado e que, de maneira magistral, reúne elementos literários, procedimentos artísticos e citações de clássicos do cinema para apresentar um universo sombrio e sublime ao espectador.

O filme é uma evidência de que é possível fazer um equilíbrio entre cinema de arte e cinema de gênero. A direção de Nicolas Roeg é primorosa, a fotografia uma perfeição e a montagem é simplesmente um dos pontos mais altos do cinema narrativo. Virtuosa e sofisticada, a montagem do filme não distingue as categorias de passado, presente e futuro, proporcionando ao espectador uma experiência ora inebriante, ora angustiante. O agenciamento das imagens na composição de um todo que se conecta ao natural e ao sobrenatural é algo realmente impressionante.

Elementos carregados de simbologia para a trama como a água,  a cor vermelha e a queda, presentes durante a cena trágica inicial, acompanham os personagens ao longo de toda narrativa, como um luto eterno que assombra passado, presente e futuro. Ocioso discorrer sobre a atuação de Julie Christie e Donald Sutherland, que é também um show à parte.  Hitchcock e Mario Bava podem ter sido a principal referência cinematográfica para esta obra prima. Recomendo incondicionalmente.


Título Original: Don't Look Now (1973)
Cor: Colorido
Região do DVD: Todas
Legenda: Português
Idiomas / Sistema de Som:

Inglês - Dolby Digital 2.0
Formatos de Tela: Widescreen


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos para o Hell Business, por isso caso tenha algo a acrescentar ao artigo ou apenas quer expressar sua opinião, não deixe de comentar. Você pode comentar de 3 maneiras:
1- Com sua conta no Blogger.
2- Com uma conta no Disqus (Twitter, Google etc).
3- Com sua conta no Facebook.
Para isso basta clicar nos botões acima das respectivas redes sociais.

O Reduto Dos Monstros

Sobre as resenhas: As resenhas publicadas aqui são produzidas exclusivamente para o site Hell Business e, em razão disso, caso você queira publicá-las em alguma mídia na internet, se faz necessário citar a fonte: "www.hellbusiness.com". Grato pela compreensão.




Curta no Facebook

Horror Movie Fans