Home Ads

domingo, 22 de agosto de 2021

As Noivas do Vampiro

O lendĂĄrio DrĂĄcula retorna das profundezas das trevas para atacar jovens de um colĂŠgio prĂłximo ao castelo. O Dr. Van Helsing ĂŠ acionado para investigar o caso e proteger uma professora que se encontra na mira do prĂ­ncipe das trevas. Em uma noite sombria, Van Helsing se vĂŞ diante do temĂ­vel DrĂĄcula para um violento combate sobrenatural.

As Noivas do Vampiro (The Brides Of Dracula) Ê um filme britânico de horror, originalmente lançado em 1960, dirigido por Terence Fisher e produzido pela lendåria Hammer Film. O filme Ê considerado a sequência de O Vampiro da Noite (1958), tambÊm dirigido por Fisher.

Em seus famosos livros sobre cinema, o filĂłsofo Gilles  Deleuze construiu  anĂĄlises elegantes e sofisticadas de uma gama variada de filmes. Alguns clĂĄssicos do horror marcam presença nesta que ĂŠ uma das obras mais importantes sobre cinema jĂĄ realizadas. Dentre eles estĂĄ As Noivas do Vampiro, obra mĂĄxima do mestre Terence Fisher. Segundo Deleuze, As Noivas do Vampiro radicaliza a tendĂŞncia gĂłtica de construir um espaço qualquer a partir de conjunçþes virtuais. No cinema expressionista do inĂ­cio do sĂŠculo, houve uma tendĂŞncia em abstrair o afeto de um estado de coisas determinado, o que contribuiu para que o espaço onde se desenrola a histĂłria se tornasse um espaço qualquer, singular.

A sombra foi o principal meio utilizado pelos expressionistas para libertar o afeto de um estado de coisas determinado. Isso significa que, ao mesmo tempo em que a história se desenrolava em um estado de coisas determinado, as sombras que povoam aquele espaço se conjugam entre si, construindo um espaço qualquer constituído por virtualidades.

Terence Fisher teria levado muito longe esta tendĂŞncia ao construir um “espaço neogĂłtico” em que conjunçþes virtuais elevam a imagem-afecção a um estado de abstração lĂ­rica. É clĂĄssica a cena final de As Noivas do Vampiro, em que  DrĂĄcula morre “pregado” ao solo (um estado de coisas determinado), em conjunção virtual com as asas de um moinho pegando fogo cuja sombra “crucifica” o prĂ­ncipe das trevas em um espaço qualquer. Recomendo incondicionalmente.

 

TĂ­tulo Original: The Brides Of Dracula (1960)
Cor: Colorido
RegiĂŁo do DVD: Todas
Legenda: PortuguĂŞs
Idiomas / Sistema de Som:

Dublado em PortuguĂŞs - EstĂŠreo
InglĂŞs - Dolby Digital 2.0
Formatos de Tela: Widescreen

 

Nenhum comentĂĄrio:

Postar um comentĂĄrio

Os comentĂĄrios sĂŁo muito bem vindos para o Hell Business, por isso caso tenha algo a acrescentar ao artigo ou apenas quer expressar sua opiniĂŁo, nĂŁo deixe de comentar. VocĂŞ pode comentar de 3 maneiras:
1- Com sua conta no Blogger.
2- Com uma conta no Disqus (Twitter, Google etc).
3- Com sua conta no Facebook.
Para isso basta clicar nos botĂľes acima das respectivas redes sociais.

O Reduto Dos Monstros

Sobre as resenhas: As resenhas publicadas aqui sĂŁo produzidas exclusivamente para o site Hell Business e, em razĂŁo disso, caso vocĂŞ queira publicĂĄ-las em alguma mĂ­dia na internet, se faz necessĂĄrio citar a fonte: "www.hellbusiness.com". Grato pela compreensĂŁo.




Curta no Facebook

Horror Movie Fans