Home Ads

domingo, 22 de agosto de 2021

As Noivas do Vampiro

O lendário Drácula retorna das profundezas das trevas para atacar jovens de um colégio próximo ao castelo. O Dr. Van Helsing é acionado para investigar o caso e proteger uma professora que se encontra na mira do príncipe das trevas. Em uma noite sombria, Van Helsing se vê diante do temível Drácula para um violento combate sobrenatural.

As Noivas do Vampiro (The Brides Of Dracula) é um filme britânico de horror, originalmente lançado em 1960, dirigido por Terence Fisher e produzido pela lendária Hammer Film. O filme é considerado a sequência de O Vampiro da Noite (1958), também dirigido por Fisher.

Em seus famosos livros sobre cinema, o filósofo Gilles  Deleuze construiu  análises elegantes e sofisticadas de uma gama variada de filmes. Alguns clássicos do horror marcam presença nesta que é uma das obras mais importantes sobre cinema já realizadas. Dentre eles está As Noivas do Vampiro, obra máxima do mestre Terence Fisher. Segundo Deleuze, As Noivas do Vampiro radicaliza a tendência gótica de construir um espaço qualquer a partir de conjunções virtuais. No cinema expressionista do início do século, houve uma tendência em abstrair o afeto de um estado de coisas determinado, o que contribuiu para que o espaço onde se desenrola a história se tornasse um espaço qualquer, singular.

A sombra foi o principal meio utilizado pelos expressionistas para libertar o afeto de um estado de coisas determinado. Isso significa que, ao mesmo tempo em que a história se desenrolava em um estado de coisas determinado, as sombras que povoam aquele espaço se conjugam entre si, construindo um espaço qualquer constituído por virtualidades.

Terence Fisher teria levado muito longe esta tendência ao construir um “espaço neogótico” em que conjunções virtuais elevam a imagem-afecção a um estado de abstração lírica. É clássica a cena final de As Noivas do Vampiro, em que  Drácula morre “pregado” ao solo (um estado de coisas determinado), em conjunção virtual com as asas de um moinho pegando fogo cuja sombra “crucifica” o príncipe das trevas em um espaço qualquer. Recomendo incondicionalmente.

 

Título Original: The Brides Of Dracula (1960)
Cor: Colorido
Região do DVD: Todas
Legenda: Português
Idiomas / Sistema de Som:

Dublado em Português - Estéreo
Inglês - Dolby Digital 2.0
Formatos de Tela: Widescreen

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos para o Hell Business, por isso caso tenha algo a acrescentar ao artigo ou apenas quer expressar sua opinião, não deixe de comentar. Você pode comentar de 3 maneiras:
1- Com sua conta no Blogger.
2- Com uma conta no Disqus (Twitter, Google etc).
3- Com sua conta no Facebook.
Para isso basta clicar nos botões acima das respectivas redes sociais.

O Reduto Dos Monstros

Importante: Os filmes disponíveis em minha lista não possuem lançamento no Brasil, estão fora de catálogo, ou são filmes que caíram em domínio público ou tiveram o direito autoral expirado. Desta maneira o processo se torna legal e sem a alcunha de pirataria. É um processo similar ao que ocorre com livros, músicas e outras obras autorais. A depender da lei de cada país, após um determinado período de tempo (décadas), o copyright do filme expira e ele pode ser compartilhado e exibido em público sem o pagamento de direitos autorais.




Curta no Facebook

Horror Movie Fans