Home Ads

sábado, 12 de fevereiro de 2022

O Herói e o Terror

 

Um terrível serial killer escapa de um presídio de segurança máxima para promover um verdadeiro terror nas noites sombrias de Los Angeles. Perambulando por esconderijos secretos durante a madrugada e vitimando mulheres, o maníaco verá seu reino de terror ruir quando em sua frente aparecer o detetive Danny O'Brien (Chuck Norris).

O Herói e o Terror, também conhecido como Um Herói e seu Terror (Hero and the Terror) é um filme estadunidense de ação e suspense, originalmente lançado em 1988, produzido pela lendária Cannon Films, dirigido por William Tannen e estrelado por Chuck Norris, Brynn Thayer e Steve James.

O subgênero slasher foi fundamental para o cinema de horror durante a década de 1970 e meados da década de 1980. Especula-se que o declínio derradeiro se deu ao final dos anos 1980. Uma das causas apontadas para a derrocada dos filmes de "serial killer”, que foi um fenômeno de audiência nos cinemas e na televisão por mais de uma década, seria o problema do esgotamento da fórmula. Sem conseguir se reinventar, o Slasher teria “perdido a graça” no final dos anos 1980. Mas, poderíamos propor ainda outra teoria para o fim do slasher; uma explicação, digamos, metalinguística: o slasher acabou porque o temido serial killer entrou na mira de Chuck Norris. Até então, os temidos psicopatas enfrentavam adolescentes inconsequentes, detetives sonsos e jovens amedrontados. Por conta disso, o psicopata sempre retornava. Mas, quando apareceu em sua frente Chuck Norris, a coisa foi diferente. Chuck simplesmente acabou com qualquer chance para novos vilões no cinema slasher, ainda que seu filme não seja propriamente um slasher. Entretanto, o que importa é que Chuck deu fim ao vilão do famigerado subgênero do horror.

Em O Herói e o Terror, Danny O'Brien está às voltas com um maníaco que tem força sobrenatural, um típico vilão de filmes slashers. Apesar de se apropriar de alguns elementos do slasher, o filme mantém códigos narrativos reconhecíveis dos filmes de pancadaria que elevaram Chuck Norris ao estrelato; uma maneira de acenar ao seu público fiel. Assim, quando não está ocupado nas buscas pelo psicopata, Chuck distribui a porrada em contraventores, mantendo a cidade livre de perturbações. Mas, o herói não vive apenas de porrada. Em sua vida particular é um marido exemplar que exala amor e carinho. O filme tinha tudo para construir uma ambiguidade, fazer o espectador se perguntar sobre quem seria o assassino, mas isso iria contra o mundo prático e objetivista do nosso herói. Nenhuma surpresa nos aguarda, somente tiros e pontapés. O título do filme é sugestivo: O Herói e o Terror, ou seja, a batalha entre Chuck Norris contra um subgênero do terror. O herói contra o slasher. Nessa batalha, sabemos quem foi o vencedor. O Herói e o Terror é uma pérola do bom e velho cinema picareta: um clássico que faz jus ao rol de pérolas da Cannon Films. Recomendo incondicionalmente.

 

Título Original: Hero and the Terror (1988)
Cor: Colorido
Região do DVD: Todas
Legenda: Português
Idiomas / Sistema de Som:
Dublado em Português - Estéreo
Inglês - Dolby Digital 2.0
Formatos de Tela: Widescreen 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são muito bem vindos para o Hell Business, por isso caso tenha algo a acrescentar ao artigo ou apenas quer expressar sua opinião, não deixe de comentar. Você pode comentar de 3 maneiras:
1- Com sua conta no Blogger.
2- Com uma conta no Disqus (Twitter, Google etc).
3- Com sua conta no Facebook.
Para isso basta clicar nos botões acima das respectivas redes sociais.

O Reduto Dos Monstros

Sobre as resenhas: As resenhas publicadas aqui são produzidas exclusivamente para o site Hell Business e, em razão disso, caso você queira publicá-las em alguma mídia na internet, se faz necessário citar a fonte: "www.hellbusiness.com". Grato pela compreensão.




Curta no Facebook

Horror Movie Fans